Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu recebe prêmio de melhores práticas da agricultura familiar
Agronégocios

Prefeitura de Manhuaçu recebe prêmio de melhores práticas da agricultura familiar

06/10/2017 - Atualizado em 06/10/2017 16h32

BRASÍLIA (DF) - Manhuaçu e mais 24 municípios vencedores do Concurso Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar foram premiados nesta terça-feira, 3/10, no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, em Brasília(DF). Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso teve como objetivo valorizar experiências que têm feito diferença e contribuído para o bom funcionamento das ações que envolvem a alimentação escolar nas regiões brasileiras.

Manhuaçu conquistou a 14ª colocação nacional e o 2º lugar no Estado de Minas Gerais em concurso realizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) por ‘Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar’.

A Prefeita Cici Magalhães participou da cerimônia de reconhecimento de Manhuaçu em âmbito nacional acompanhada da responsável pela distribuição de merenda da rede municipal Valéria Bicalho e do vereador Adalto de Abreu. Ela ainda destacou o trabalho da Nutricionista Ana Paula Soares de Aguiar e dos Secretários Municipais de Agricultura, Flânio Alves da Silva, e de Educação, Luizaura Januário.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes de países como Guatemala, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador e Chile, participaram da cerimônia e ouviram os relatos de gestores que atuam diariamente nos municípios e estados, junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em prol da segurança alimentar e nutricional dos estudantes e do fomento ao desenvolvimento dos pequenos agricultores locais.

Os 25 relatos que se destacaram dentre os 578 inscritos estão no Caderno de Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, lançado durante a premiação. A versão virtual estará disponível no portal do FNDE.

O bom exemplo de Manhuaçu foi reconhecido em todo o Brasil, a partir de iniciativa da Nutricionista Ana Paula Soares de Aguiar, Responsável Técnica da Secretaria Municipal de Educação junto ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que cadastrou o município, com as ações aqui desenvolvidas no concurso do FNDE.

“Foram anos de árduo trabalho... mas a conquista veio. Orgulho é o que define o que estou sentindo nesse momento. Obrigada Valeria Bicalho por estar sempre do meu lado nesses anos e por estar aí recebendo essa premiação. O mérito é seu, sem dúvidas. Obrigada Luizaura e Cici Magalhães por acreditar e apoiar nosso trabalho e a todos que trabalharam e trabalham junto para que esse dia fosse reconhecido nacionalmente. Conseguimos Flanio Alves!”, comemorou Ana Paula.

O FNDE concederá placa comemorativa de reconhecimento e as Entidades Executoras e os autores dos relatos receberam a autorização para utilizar um Selo de Premiação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

A Prefeita Cici Magalhães ainda ressaltou a importância desta política de incentivo a agricultura familiar para a geração de renda nas comunidades rurais - a partir das compras governamentais para a merenda escolar-, a circulação de recursos financeiros no município com fornecedores locais, e, principalmente, quanto à boa qualidade dos alimentos servidos às crianças e adolescentes nas escolas.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.