Portal Caparaó - Roteiro Gastronômico Sabores do Caparaó 2017
Entretenimento

Roteiro Gastronômico Sabores do Caparaó 2017

06/10/2017 - Atualizado em 08/10/2017 12h00

ALTO CAPARAÓ (MG) - Na ultima segunda feira, 02, a Diretoria Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Pico da Bandeira realizou, no Salão Azálea, do Caparaó Parque Hotel, em Alto Caparaó, a solenidade de abertura do Roteiro Gastronômico "Sabores do Caparaó" 2017.

Estiveram presentes os prefeitos de Alto Caparaó, José Gomes Monteiro, de Caiana, Mauricio Pinheiro Ferreira, de Caparaó, Cristiano Xavier, de Caputira, Celso Gonçalves Antunes, de Luisburgo, José Carlos Pereira, de Martins Soares, Fernando Almeida de Andrade, de Pedra Dourada, Silvanir Simplício, de Santana do Manhuaçu, Rosa Luzia Mendes Assis, de São Francisco do Glória, Walace Ferreira Pedrosa, e de Tombos, Luciene Teixeira de Moares. Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Carangola, Ismael Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Espera Feliz, Erick do Amaral, além de secretários e diretores municipais de Turismo dos municípios associados e várias outras autoridades da região.

O evento foi aberto pelo Gestor do Circuito, Francisco Melo, que fez questão de ressaltar que "a gastronomia como elemento cultural, tem contribuído de forma significativa para a diversificação dos produtos turísticos do Destino Circuito Pico da Bandeira, e a região do Caparaó tem se destacado com a produção dos melhores cafés do Brasil".

O secretário de Turismo de Alto Caparaó, Rafael Santana, disse que "diferentemente de um Festival Gastronômico, o Roteiro "Sabores do Caparaó", não se faz em uma única programação, mas que terá a duração de um ano inteiro, em que o Circuito Pico da Bandeira promoverá todos os empreendimentos e empreendedores participantes, não apenas divulgando a gastronomia, mas também firmando marcas de todos os participantes inscritos".

O presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira, José Gomes Monteiro, lamentou a ausência do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, e disse que “se sente tranquilo, pois todos os municípios do Circuito estão administrando com os pés no chão”.

Após o pronunciamento dos anfitriões, aconteceu a degustação de alguns cardápios e produtos que estão no inseridos no Roteiro, como as famosas  quitandas do Caparaó Mineiro, cachaças, bolos, broas, pastel de angu, doces, biscoitos, queijos, cafés gourmet (La Vie Café - Alto Caparaó e Hastenreiter Cafés Especiais, de Lajinha), Filé ao Molho de Café, da Chef Maristela Cabral (Casa Mari, de Espera Feliz) e a Paella  Mineira, do Chef Eliacir Bezerra (Estância Gourmet, de Alto Caparaó).

A novidade apresentada para os festivais e roteiros gastronômicos foi uma receita de merenda escolar "Lasanha de Angu", que ganhou o prêmio mineiro e está concorrendo ao prêmio nacional,  criado pela merendeira Elza Maria do Carmo Paiva, da Escola Municipal Antônio Franco Laviola, de São Francisco do Glória.

Dezoito municípios integram o Circuito Pico da Bandeira, participar desta organização é critério para se habilitar a receber o ICMS Turístico pelo Governo do Estado.

A comitiva de Caputira além do Prefeito Celso Gonçalves Antunes, foi integrada pelo diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Flávio Araújo de Sá, o conselheiro de Turismo, Cícero Palmeira Muniz de Carvalho, o secretário de Agricultura, Jatir Soares de Freitas, e o diretor do Departamento de Comunicação, Willian Pereira.

Departamento de Comunicação de Caputira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.