Portal Caparaó - Fazendas Klem conquistam premiação no Cup of Excellence 2017
Agronégocios

Fazendas Klem conquistam premiação no Cup of Excellence 2017

23/10/2017 - Atualizado em 24/10/2017 07h18

VENDA NOVA DO IMIGRANTE (ES) - Em cerimônia de anúncio e premiação dos vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2017, realizada na noite de domingo, 22 de outubro, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no Campus de Venda Nova do Imigrante (ES), o produtor Henrique Leivas Sloper de Araújo, com o café produzido na Fazenda Camocim, em Domingos Martins, nas Montanhas do Espírito Santo, foi o campeão da categoria “Naturals”, com a nota de 93,60 pontos. Já o café cultivado por Gabriel Alves Nunes, no Sítio Bom Jardim, em Patrocínio (MG), na Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, sagrou-se campeão da categoria “Pulped Naturals” com a pontuação de 92,33 pontos.

A região também foi contemplada com um excelente resultado. As Fazendas Klem, localizadas em Luisburgo, com café de 91,17 pontos no Cup Of Excellence, têm o melhor café orgânico do Brazil certificado (USDA, CEE, JAS, UTZ, RAS). O resultado garantiu o terceiro lugar para o café especial e orgânico produzido na região das Matas de Minas.

O Cup of Excellence – Brazil 2017, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), é o principal concurso para cafés especiais do mundo e teve 57 vencedores no total, que obtiveram nota igual ou superior a 86 pontos (escala de zero a 100 pontos) do júri internacional, sendo 32 na categoria “Naturals” e 25 na “Pulped Naturals”.

TRÊS FASES

Durante o evento, produtores nacionais submetem suas amostras de café arábica (natural ou cereja descascados) a uma competição anual realizada em três fases:

A primeira etapa foi a degustação sem identificação de lotes de cafés por um júri nacional para selecionar as melhores 40 amostras de cada. (Este ano, a primeira fase contou com 437 lotes inscritos, dos quais foram pré-classificados 133 cafés);

Nesta segunda fase, realizada no final de semana, depois de uma degustação de três dias, um júri internacional premiou os melhores lotes com o prêmio “Cup of Excellence”. O júri internacional é composto por profissionais da indústria de café e provadores de países como Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, Austrália, Brasil, Guatemala e Nicarágua;

Os cafés classificados vão então a leilão, na terceira fase da competição.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br - Com informações da BSCA

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.