Portal Caparaó - Ercilei José conquista o Concurso de Melhor Café FairTrade
Agronégocios

Ercilei José conquista o Concurso de Melhor Café FairTrade

27/10/2017 - Atualizado em 29/10/2017 09h40

BELO HORIZONTE (MG) - O cafeicultor da região de Palmeirinhas (Manhuaçu) e cooperado da Coorpol, Ercilei José de Oliveira, foi o vencedor da 3ª edição do Concurso do Melhor Café Fairtrade do Brasil. A conquista reafirma a qualidade dos cafés da Região das Matas de Minas.

A divulgação do resultado do concurso foi no encerramento do Fórum da Agricultura Sustentável 2017, que neste ano teve como tema “A cafeicultura brasileira: diversidade e qualidade”.

Durante a tarde, os participantes assistiram ao debate sobre o Café como Agente Transformador, trazendo relatos como o “Café de Qualidade e a Presença da Mulher”, com Simone Sampaio, Produtora na Fazenda Jardim das Oliveiras (Araponga, Matas de Minas) e “A Importância da Sucessão na Cafeicultura Familiar” com Jhone Lacerda, Produtor no Sítio Santa Rita (Espera Feliz, Serra do Caparaó). A moderadora foi  Josiane Cotrim (Fundadora da IWCA Brasil).

As atividades integraram o segundo dia da Semana Internacional do Café, considerado o principal encontro dessa cadeia produtiva no Brasil, que acontece em Belo Horizonte.

O Secretário de Agricultura de Manhuaçu, Flânio Alves, acompanhou os produtores da região no evento. Ele parabenizou o resultado conquistado no concurso. “Parabéns ao cooperado Ercilei de Oliveira e sua família pela dedicação em mais uma conquista, parabéns à Coorpol mais uma vez por incentivar esse café de qualidade e diferenciado”, ressaltou.

Fair Trade é um termo inglês que, em português, significa mercado justo. A certificação Fair Trade, bastante difundida nos países da Europa e América do Norte, ainda é novidade para muitos produtores aqui no Brasil. O certificado valoriza o café em até 70%, dependendo da safra, porque estabelece um preço mínimo pelo qual o café deve ser vendido e é um meio encontrado para inserir as cooperativas de pequenos produtores no mercado internacional, desenvolvendo as comunidades rurais. Somente agricultores familiares podem obter o certificado. Eles devem cumprir exigências que vão desde regras sobre o uso de pesticidas até a obrigação de os filhos estarem matriculados na escola.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.