Portal Caparaó - 140 anos da Paróquia de São Simão são celebrados em Simonésia
Geral

140 anos da Paróquia de São Simão são celebrados em Simonésia

30/10/2017 - Atualizado em 31/10/2017 14h06

SIMONÉSIA (MG) - O Desfile em comemoração aos 140 anos da Paróquia de São Simão pode ser descrito como surpreendente. 11 blocos, 1470 pessoas de todas as fases da vida, quatro fanfarras e uma multidão de espectadores. A história de São Simão se entrelaça com história de um povo e de um município.

No primeiro bloco foram representados o civismo, acrobacia e arte, A Excepcionalidade e a integração, longevidade e saúde.

O segundo bloco apresentou padres filhos desta Terra e prefeitos representando o caráter religioso e político, que em Simonésia caminham de mãos dadas para construir uma cidade melhor. As filhas de Maria, a devoção a São Simão e o som que conta a história dos simonesienses desde sempre fechavam o recorte histórico nas terras de São Simão.

É preciso levar o evangelho cada vez mais longe e por isso o terceiro bloco contou a história das missões e da Semana Santa ao vivo.

Como contar a história de uma Paróquia que existe há 140 anos e não falar da Campanha da Fraternidade? No quarto bloco foram apresentados os 53 anos da campanha em três fases, renovação da igreja e do cristão, a preocupação com o povo, e a realidade do brasileiro.

A educação é o pilar central de uma sociedade. Os fundadores e diretores da Escola Estadual Padre Miguel e a velha guarda marcaram o quinto bloco desfilando para uma multidão que respondeu com muitas palmas.

As festas populares trouxeram a memória o carnaval simonesiense, as festas juninas que acontecem em cada cantinho do município e a festa do Divino Espírito Santo.

O bloco sete mostrou a importância das abelhas e o cultivo de mel em São Vicente. Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de sobrevivência.

O café como sustento e esperança de um povo trabalhador foram os temas do bloco oito, que deixou uma mensagem: é preciso plantar a semente da educação, para colher os frutos da cidadania.

O bloco nove trouxe a cultura de um povo e o crescimento da cafeicultura como temáticas centrais, além da tradição e religiosidade da Festa do Divino Espírito Santo no Distrito de Alegria.

A evidência da batata baroa e o resgate dos costumes foram os assuntos do bloco 10. Um trecho da Dança de Caboclo foi apresentado, um regate de uma tradição mantida por um grupo de agricultores da Comunidade dos Belizários.

VEJA AS FOTOS DO DESFILE

A Guarda Mirim de Simonésia e a Maçonaria fecharam o desfile comemorativo aos 140 anos da Paróquia de São Simão demonstrando organização, integração e esperança.

O desfile foi um resgate histórico que trouxe a memória de cada um dos presentes saudosismo ao ver tantos acontecimentos que marcaram a construção de São Simão e orgulho de ser desta Terra.

CELEBRAÇÃO

A Paróquia de São Simão celbrou o jubileu de 140 anos de criação da paróquia com uma novena ao longo dos últimos dias. 

No dia 28 aconteceu a grande festa dos 140 anos da paróquia. No final do dia, as comunidades seguiram em procissão até a matriz, onde o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, presidiu a eucaristia. Neste dia, o tema foi “Paróquia de São Simão: 140 anos de fé e evangelização”. Após a missa houve um show com a cantora Kenia.

VEJA AS FOTOS DA CELEBRAÇÃO

Assessoria de Imprensa - Fotos Divulgação / Prefeitura e Waltinho Fotógrafo

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.