Portal Caparaó - Rotary planta 15 mil árvores na bacia do rio Doce
Agronégocios

Rotary planta 15 mil árvores na bacia do rio Doce

01/11/2017 - Atualizado em 01/11/2017 16h07

SANTO ANTÔNIO DO GRAMA (MG) — No dia 3 de novembro inicia-se o plantio de 15 mil mudas na microbacia do Córrego Cantagalo em Santo Antônio do Grama, cidade a 220 Km da capital mineira, como parte do Projeto Rotary de Revitalização do Rio Doce. Os Rotary Clubs de Belo Horizonte Liberdade, Rotary Club de Brasília Centenário e Rotary Club de Brasília International plantarão as árvores nos dias 3 e 4 de novembro junto com a comunidade local, crianças e adolescentes da escola municipal, além de voluntários da região que queiram participar do mutirão.

O plantio começará às 14 horas, em uma das propriedades da parte alta da microbacia, no dia 3 de novembro, sexta-feira, e continuará no sábado, dia 4 pela manhã, em outra propriedade de agricultores locais.

O mutirão dá sequência a ações que se iniciaram em fevereiro de 2016, com diversos parceiros, dentre eles o Centro de Estudos e Desenvolvimento Florestal do Instituto Estadual de Florestas (CEDEF-IEF), Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Grama e Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama, além de empresários locais.

O plantio das árvores complementa uma ação realizada em setembro chamada de Dia de Campo, no qual o CEDEF-IEF compartilhou informações com produtores rurais do baixo rio Casca sobre a produção de água em uma propriedade rural, combatendo e controlando erosões, focado em barragens secas e curvas de nível.

O objetivo de todas essas ações é melhorar a qualidade e aumentar a quantidade das águas do córrego Cantagalo, que deságua no Rio Casca, afluente do Rio Doce, como um projeto piloto que poderá ser visitado para conhecimento dos resultados, com acompanhamento do Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Grama, sob a orientação de Edney Zinato. Inspirado em projetos como do Instituto Terra, do fotógrafo internacional Sebastião Salgado, e seguindo orientações técnicas da universidade União Pioneira de Integração Social (UPIS), sediada em Brasília, o Rotary se une aos pequenos produtores que vivem no córrego, para fazer a diferença.

O presidente do Rotary International Ian Riseley defendendo a preservação ambiental e o combate a ações que provocam mudanças climáticas como ações vitais à sustentabilidade de projetos humanitários, desafiou os Rotary Clubs a plantarem uma árvore para cada associado até o dia da Terra, em 22 de abril de 2018, o que totalizará mais de 1 milhão e 200 mil árvores.

A participação em atividades de capacitação (Dia de campo) e de voluntariado (plantio e outras ações) é aberta a todos os produtores rurais que vivem próximos a córregos que alimentam o Rio Casca, nos municípios do baixo Rio Casca, que são Santo Antônio do Grama, Urucânia, Jequeri, Piedade de Ponte Nova, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Rio Casca. 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.