Portal Caparaó - Concursos de Qualidade dos Cafés premiam produtores e produtoras
Agronégocios

Concursos de Qualidade dos Cafés premiam produtores e produtoras

14/11/2017 - Atualizado em 14/11/2017 15h08

MANHUAÇU (MG) - A Agricultura Familiar de Manhuaçu foi valorizada mais uma vez com a realização do ‘4º Concurso Municipal de Qualidade do Café’ e o ‘2º Concurso da Coorpol de Qualidade dos Cafés das Mulheres’, na última quinta-feira, 09. A Prefeita Cici Magalhães participou da solenidade de premiação, ocorrida em Vila de Fátima, às margens do km 574 da BR-116.

Os vencedores de ambos os concursos deste ano são da comunidade Palmeirinha. A cafeicultora Ercilene de Oliveira Tito sagrou-se bicampeã do 2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres - realizado pela Coorpol em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e EMATER –, e, o produtor Valdeir de Oliveira, também residente naquela comunidade, foi vitorioso do 4º Concurso Municipal de Qualidade do Café.

4º Concurso Municipal

A Prefeita Cici Magalhães participou da entrega da premiação, juntamente com o Secretário de Agricultura, Flânio Alves da Silva, e Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho. Além do vencedor Valdeir de Oliveira (Palmeirinha), foram condecorados no 4º Concurso Municipal de Qualidade do Café os produtores Celso Antônio de Oliveira (2º lugar – morador da Com. Palmeirinha) e Lucimar Severo Marcial (3º lugar – Cor. dos Diniz).

Na categoria ‘Premiação por Comunidades Rurais’, foram condecorados os seguintes produtores: Josiane Carla da Silva (Bem-Posta), Claudinei Félix Pereira (Boa Vista – Ponte da Aldeia), Luciano Geraldo Pereira (Boa Vista - São Sebastião do Sacramento), Lucimar Severo Marcial (C. Diniz), Guilherme Geraldo Amâncio de Souza (Dom Corrêa), Valdeir de Oliveira (Palmeirinha) e José Rocha (Soledade).

2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres

No 2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres, organizado pela Coorpol (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta), em parceria com a EMATER e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu, além de empresas patrocinadoras, foi bicampeã a produtora Ercilene de Oliveira Tito, moradora da Comunidade Palmeirinha e vitoriosa da primeira edição do evento - realizada em 2016.

As vitoriosas receberam a premiação das mãos da Prefeita Cici Magalhães e do Presidente da Coorpol, Valdeir de Oliveira. Foram elas: 1ª colocada, Ercilene de Lourdes Oliveira Tito (Palmeirinha); 2º lugar, Ângela Maria da Costa Oliveira (Palmeirinha), e, 3º lugar, Roseli de Jesus Félix Souza (Vista Alegre – Vila de Fátima, São Sebastião do Sacramento).  Todas as cafeicultoras participantes dos concursos foram homenageadas com rosas, durante a solenidade.

Entre os participantes da Mesa Diretora, além da Prefeita Cici Magalhães, o Secretário M. de Agricultura, Flânio Alves da Silva; Presidente da SCAMG (Ass. de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão; Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho; Presidente da Corpol, Valdeir de Oliveira; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marco Antônio; Pres. Do Sindicato dos Produtores Rurais, Lino da Costa e Silva; Presidente do CMDRS, Daniel Corsetti; rep. do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes; Presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Cinthia Matos, e Comandante da 272ª Cia. PM (Realeza), Capitão Freitas, entre outras autoridades e lideranças comunitárias. Também presentes, a Chefe de Gabinete Sandra Cerqueira e Secretárias Municipais, Giuzaina Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social), Cristina Miranda (Administração), Luizaura Januário (Educação) e Gena Clara (Cultura e Turismo). 

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.