Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu organiza Conselho de Trânsito
Geral

Prefeitura de Manhuaçu organiza Conselho de Trânsito

21/11/2017 - Atualizado em 22/11/2017 11h09

MANHUAÇU (MG) - Na tarde de sexta-feira, 17, a Prefeita Cici Magalhães participou da reunião do recém-instalado Conselho Municipal de Trânsito de Manhuaçu, ocorrida no auditório da Secretaria M. de Cultura, no centro da cidade. Importantes questões foram discutidas, como a composição dos conselheiros, por sua representatividade, a agenda de reuniões e os preparativos para a realização da 1ª Conferência Municipal de Trânsito, entre outros assuntos.

O Conselho Municipal de Trânsito foi instituído pela Lei nº 3.766, de 10 de novembro de 2017. Durante a reunião foram mencionados os esforços para a implantação do PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana) e a importância deste conselho como instrumento de formulação de políticas públicas para o setor.

Na reunião, houve a leitura da Lei com a discussão dos itens relacionados à composição do conselho e a organização das reuniões ordinárias mensais, além das sessões extraordinárias. Esta formação do conselho valerá para os próximos dois anos.  

Um dos principais desafios observados em Manhuaçu, conforme ocorre em grande parte das cidades brasileiras, é o aumento da frota de veículos. O Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Carlos Souza, pontuou que em dez anos, entre 2006 e 2016, o número de veículos emplacados no município aumentou 128%. São mais de 52 mil veículos. Nas cidades vizinhas também há maior quantidade de veículos em circulação, e, considerando a que Manhuaçu se consolida como polo regional, há de se considerar também a movimentação cotidiana destes carros, motos e caminhões que possuem placas das cidades da região.

Também presentes à reunião, os Secretários Municipais Dr. Bruno Spínola (Planejamento), João Amâncio (Obras) e Gena Clara (Cultura e Turismo); Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria); Vereadores Adalto de Abreu e Rodrigo Júlio dos Santos; Delegado Regional da 6ª DRPC, Dr. Carlos Roberto Souza (representante do DETRAN); Comandante da 72ª Cia. PM, Capitão Jésus Cássio; Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Mota; representantes dos cadeirantes, Dr. Aguinaldo Alves dos Santos e Priscila Donan Lopes; Presidente do COAMMA, Marinês Bragança; Presidente da SCAMG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Leitão; Presidente do Comsep, Flávio Lacerda; Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Lino da Costa e Silva, e do Coordenador do Setor de Convênios da Prefeitura, Tarcísio Sathler, entre outros representantes de segmentos sociais.  

O conselho ser reunirá novamente no próximo dia 27.

Secretaria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.