Portal Caparaó - Professores participam do Programa Educação Empreendedora do Sebrae
Economia

Professores participam do Programa Educação Empreendedora do Sebrae

23/11/2017 - Atualizado em 23/11/2017 18h15

REDAÇÃO - Profissionais da Educação da rede pública e privada participaram da primeira etapa do Programa Sebrae de Educação Empreendedora, desenvolvido em Manhumirim no dia 20/11 e em Manhuaçu no dia 21/11, em parceria com as prefeituras das duas cidades e instituições de ensino.

Técnica da Regional do Sebrae Ereni Emerick explica que a “educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho”.

A disseminação desses conhecimentos se dá por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. “O Programa trabalha soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: Desenvolvimento de competências empreendedoras; Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho”, completa.

 O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

“Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busque desenvolver autonomia em si e nos estudantes, sendo então protagonistas dessa transformação”, destaca Ereni.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

Empreendendorismo

Empreendedorismo é mais do que apenas empreender, é adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida, ou seja, é preciso ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo. Empreendedorismo, mercado de trabalho e comportamento empreendedor são assuntos abordados durante os encontros com os jovens que também recebem orientações sobre trabalho e negócios e dicas pensando no futuro profissional.

O principal objetivo é despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho com noções de organização, autodesenvolvimento, criatividade e comunicação.

“O curso foi totalmente gratuito e teve como finalidade disponibilizar ferramentas pedagógicas complementares para o ensino do empreendedorismo e gestão de negócios, onde os estudantes aprendem brincando e se familiarizam com as demandas da organização, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas e de gestão”, finaliza.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.