Portal Caparaó - Conferência estabelece Conselho de Segurança Alimentar
Agronégocios

Conferência estabelece Conselho de Segurança Alimentar

29/11/2017 - Atualizado em 29/11/2017 17h48

MANHUAÇU (MG) - Agricultura familiar, soluções para a fome e combate ao desperdício de alimento foram alguns dos assuntos tratados na 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu, realizada nesta segunda-feira, 27, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Na abertura, Prefeita Cici Magalhães parabenizou aos conferencistas pela presença e destacou a premiação conquistada por Manhuaçu, já neste primeiro ano, junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por ‘Boas Práticas na Agricultura Familiar na Merenda Escolar’ (2ª colocação em MG e 14ª no Brasil), além dos esforços para a busca de mais recursos para o setor.

Realizada no salão da Igreja Metodista, no centro, a conferência teve como tema ‘Segurança alimentar no campo e na cidade’, tendo início às 13h e prosseguindo até às 17h, com a aprovação dos membros do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu).

Logo após os pronunciamentos, foi aprovado o Regimento Interno e realizada palestra evidenciando o tema da conferência, a partir de três eixos: ‘Agroecologia’, ‘Ampliação e comercialização da Agricultura Familiar’ e ‘Banco de alimentos’.

A explanação foi conduzida pelo Membro do Comitê Gestor da RBBA (Rede Brasileira de Banco de Alimentos) e Secretário Geral da RELBA (Rede Leste de Banco de Alimentos), João Paulo de Paiva Ramos, e os Extensionistas da Emater, Thiago Braga de Oliveira e Edina Neves Teixeira Fialho Gomes. A seguir, os conferencistas se dividiram em grupos para debater e formular propostas para a elaboração de políticas públicas para o setor. A Coordenadora de Conselhos Municipais da Sec. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glenda Miranda da Silva Costa, conduziu os trabalhos de aprovação das propostas.

Crianças e adultos participantes do Projeto Arte Social da Fumaph abrilhantaram o evento com animada apresentação musical. A EMATER também montou stand e distribuiu boletins relacionados à produção agrícola e sustentabilidade.

Além da Prefeita Cici, integraram a Mesa Diretora, Giuzaina Gregório (Sec. M. de Trabalho e Desenvolvimento Social); Flânio Alves da Silva (Sec. M. de Agricultura); João Paulo de Paiva Ramos (RBBA e RELBA); Isaura da Paixão (SENAR); Raquel Rodrigues Furtado (COMSEA/MG); Erci Batista de Carvalho (Ass. de Mulheres de Vila de Fátima), e Benoni da Paixão (rep. Associações Comunitárias). Também presentes, a Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Secretárias de Administração, Cristina Miranda, e de Educação, Luizaura Januário; Marilza Damásio (Ass. Com. São Geraldo Gavião); Marilene Prachedes (Ass. São Domingos); Gabriel Guerra (Prefeitura de São João do Manhuaçu) e rep. da ACEAS e FETRAF e de outras instituições sociais, além de nutricionistas que atuam no município.

O representante da RBBD, João Paiva, elogiou a organização e iniciativa de Manhuaçu em aderir ao Sistema de Segurança Alimentar. Ele pontuou que a cidade está na vanguarda deste trabalho na zona da Mata, juntamente com Juiz de Fora.

Conselho Municipal

Também foram apresentados os conferencistas indicados para integrar o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), conforme a Lei Municipal nº 3.705/2017. A plenária aprovou os nomes, e, a partir de agora, a entidade se estabelece, com os seguintes componentes: Governamentais (Titulares e suplentes) – Flânio Alves da Silva e Valéria Abneder Ferreira (Agricultura), Tatiana de Castro Martins Pires e Carla Geovana de Oliveira (Educação), Karine Mansur de Barros e Catarina da Costa Oliveira (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Karine Cerqueira de Carvalho Garcia e Karla Rosa Dornelas (Saúde); Sociedade Civil (Titulares e suplentes) – Tânia Maria Alves e Xerxes Alves Albéfaro Farine (APAE), Rachel Rodrigues Furtado e Sérgio de Oliveira Vieira (DAREI), Murilo da Silva Fernandes e Egilson da Silva Praça (Fumaph) e Luiz Cláudio Werner e Solange Ribeiro Silva (PROIN).

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.