Portal Caparaó - Concurso Regional de Qualidade de Cafés revela os vencedores
Agronégocios

Concurso Regional de Qualidade de Cafés revela os vencedores

01/12/2017 - Atualizado em 02/12/2017 09h40

MANHUAÇU (MG) - Pelo segundo ano consecutivo, o cafeicultor Celso Antônio de Oliveira (Palmeirinhas – Manhuaçu) foi o campeão das Matas de Minas na categoria Natural do Concurso de Qualidade de Café – Etapa Regional de Manhuaçu. Reinaldo Garcia dos Santos, de Luisburgo, foi o vencedor na categoria Cereja Descascado. A entrega da premiação foi realizada na quinta-feira, 30/11, no anfiteatro da Câmara de Vereadores de Manhuaçu.

O evento reuniu autoridades, produtores rurais de toda a região e representantes da empresas parceiras e sindicatos dos produtores e trabalhadores rurais, além do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas.

Foram premiados cinco produtores na categoria Café Natural e três produtores na categoria Cereja Descascado.

VEJA TODAS AS FOTOS

De acordo com o Gerente Regional da Emater-MG, Rômulo Matozinho, as amostras foram coletadas, exclusivamente pelos técnicos dos municípios participantes e preparadas para avaliação. “As amostras passaram por provas eliminatórias. Primeiro com análise de umidade e peneira. Depois a avaliação de xícara, para verificar as qualidades da bebida pronta, com classificação quanto ao sabor e aroma. Vale ressaltar que todos os classificados já são considerados vencedores, pois o nível de eliminação foi muito alto, ou seja, acima de 84 pontos e a diferença entre os finalistas foram apenas de décimos” frisa Matozinho.

GANHADORES

Categoria Natural

1º Celso Antônio de Oliveira - Manhuaçu

2º Matuzalém Rosa Viana - Sericita

3º Marcos da Silva – Alto Jequitibá

4º Lucas José dos Reis – Alto Jequitibá

5º Valdeir de Oliveira - Manhuaçu

Categoria Cereja Descascado

1º Reinaldo Garcia dos Santos - Luisburgo

2º Sérgio Viana Klen - Luisburgo

3º Horácio Antônio de Moura – Simonésia

69 ANOS DA EMATER

A cerimônia também marcou a comemoração dos 69 anos de existência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

A Emater–MG é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está presente em aproximadamente 790 municípios, com um atendimento a cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares a cada ano. As ações desenvolvidas em parceria com várias instituições públicas e privadas garantem geração de emprego, bem-estar, renda e desenvolvimento sustentável no meio rural.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.