Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu homenageia pessoas e instituições
Geral

Câmara de Manhuaçu homenageia pessoas e instituições

15/12/2017 - Atualizado em 16/12/2017 12h31

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Manhuaçu entregou, na noite desta quinta-feira, 14/12, os Diplomas de Honra ao Mérito e de Cidadania Honorária e Benemérita do Município a personalidades do meio político, religiosos, esportistas, militares, professores, líderes comunitários, empresas e entidades que se destacaram no ano de 2017.

A importância da sessão solene se traduz no reconhecimento do Poder Legislativo aos cidadãos e cidadãs que colaboram com o desenvolvimento de Manhuaçu, são exemplos éticos e de responsabilidade para com o próximo.

Para o Poder Legislativo, é dever reconhecer os bons exemplos, levar suas histórias ao conhecimento público, fazer deles ícones dentro de uma sociedade que ainda possui gente com valores e, sobretudo, iluminar nossa história com esses exemplos dignos de serem pensados e imitados.

CERIMÔNIA

A cerimônia aberta pelo Presidente da Câmara Jorge Augusto Pereira teve a presença dos 17 vereadores, da Prefeita Cici Magalhães e do vice-prefeito Renato Cezar Von Randow. Mais de 350 pessoas prestigiaram a sessão promovida pelo Poder Legislativo.

“Todo final de exercício há homenagens para aqueles que contribuem com a cidade. É um reconhecimento que a Câmara de Vereadores faz a esses cidadãos e cidadãs. As homenagens que foram entregues representam as mais altas honrarias concedidas pelo Poder Legislativo de Manhuaçu. Para chegar até a escolha e aprovação desses nomes, os vereadores reuniram documentação, currículos e vários outros dados para elaborar o projeto e justificar a homenagem a ser concedida”, comentou o Presidente Jorge Augusto Pereira, “Jorge do Ibéria”.

Além da entrega das homenagens, a noite foi marcada pela mensagem do Pastor Márcio Geraldo Marques, da Igreja Missionária Ágape.

Em nome dos homenageados, o empresário e grande incentivador do esporte na cidade, Francisco Everardo Pessoa, agradeceu a atitude da Câmara Municipal e enalteceu a beleza da noite ao reconhecer o trabalho de pessoas de todo o município, da cidade, distritos e zona rural que fizeram grandes trabalhos no campo social, no esporte, na educação, na saúde e na cultura.

Como membro e ex-presidente do Rotary Club, ele ainda lembrou o lema da instituição: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, que representa o momento vivido pelos homenageados.

HOMENAGEADOS

O Diploma Honra ao Mérito é destinado a personalidades, empresas ou entidades que tenha de alguma forma, contribuído para o desenvolvimento do município, atuado de forma destacada, além de suas obrigações.

Foram entregues diplomas de Honra ao Mérito aos trabalhadores que fizeram o trabalho de limpeza do rio Manhuaçu (na cidade) e do Ribeirão da Cabeluda (em São Pedro do Avaí): Adnaldo Generoso da Silva (Catilo), Adnilson Generoso Da Silva Lopes (Queima Dinho), Adriano Ferreira (Negão), Luiz Carlos da Mota (Cote), Adair de Oliveira de Freitas (Dada), Josias Ribeiro Gonçalves (Ceara), Emiliano Pires da Silva, Diretor do SAMAL Eron Elias, Coordenador de Serviços Romilson Barroso Dias, César Pereira da Silva, Gilmar Martins, Cristiano Júnior Martins Lima e Edmar da Silva Soares. A homenagem foi concedida pelos vereadores José Geraldo Damasceno, João Gonçalves Linhares Júnior, Paulo César Altino e José Eugênio de Araújo Teixeira.

Já o vereador Adalto de Abreu Cavalcante entregou os títulos de Honra ao Mérito aos líderes comunitários Geralda Soares de Souza, João Batista de Ramos e ao funcionário público municipal aposentado Wilson Veríssimo.

O vereador Tony Mix entregou as homenagens aos líderes comunitários Rogério Marcelino de Paula e Sebastião Machado Bruck.

A vereadora Berenice Maria foi a responsável por homenagear Berenice Maria Ferreira de Souza a senhora Maria Célia Romualdo, Diretora da Escola Estadual Ludovino Alves Filgueiras, no Distrito de Ponte do Silva, e o senhor José Dornelas de Abreu (Dezinho).

Na sequência, o vereador Cléber da Penha Benfica homenageou os líderes comunitários do bairro Matinha José Maria da Silva e Maria Célia Fernandes e o Projeto Social Novo Horizonte, da Paróquia do Bom Pastor.

Elenílton Martins Vieira                concedeu o Diploma de Honra ao Mérito aos Bombeiros Militares Sargento Leonardo de Freitas, Cabo Mário César de Freitas, Cabo Cassius Henriques Duarte Lisboa, Soldado Maykon Alves dos Santos e Soldado Weber Morosini Correia. Ele também entregou a homenagem ao senhor José Geraldo Neves (liderança do distrito de Palmeiras) e à senhora Lourdes Vaz Cerqueira.

De autoria do vereador Gílson César da Costa foram homenageados o Dr. Antônio de Carvalho da Silva e Dr. Josué Miranda dos Santos com o título de Honra ao Mérito.

O vereador Professor Giovanni Mageste Hott prestou o devido reconhecimento à senhora Franciolli Rissiely Leite Lirio e ao Professor Nágimo Nacif.

O vereador João Gonçalves Linhares Júnior entregou o Diploma de Honra ao Mérito à Orteconte Contabilidade pelos seus 50 anos de existência.

Homenagem prestado pelo vereador também aos policiais civis que atuaram na prisão dos bandidos que assaltaram os bancos em Santa Margarida, em julho. O Poder Legislativo prestou também o reconhecimento à memória do Cabo Marcos e do vigilante Leonardo, mortos pelos criminosos no episódio.

No mesmo sentido, de autoria do vereador Cabo Ferreira, foram homenageados os policiais militares que estiveram empenhados, durante dias seguidos, até a prisão de todos os envolvidos no violento crime.

Cabo Ferreira também homenageou o senhor Xérxes Alves Albéfaro Farini e a senhora Amélia Nogueira da Rocha Viana.

O vereador Jorge Augusto Pereira concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao Capitão PM César Freitas da Silva e ao líder comunitário e empresário Geraldo Magela Moreira (Moreirinha).

De autoria do vereador José Eugênio de Araújo Teixeira foram entregues a homenagem ao senhor José Francisco da Costa, que trabalha com o esporte e incentiva o futebol no distrito de São Pedro do Avaí, bem como à dona Terezinha Maria Dutra Pereira, responsável pelo projeto social que acolhe dezenas de crianças na mesma comunidade.

O vereador José Geraldo Damasceno homenageou a educadora Maísa Damasceno Ferreira de Souza, Diretora da Escola Estadual Salime Nacif. Já o vereador Juarez Cleres Elói concedeu o Diploma de Honra ao Mérito à senhora Geralda Lina Carlos, voluntária em diversas ações no campo social.

O vereador Paulo César Altino entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor Francisco Everardo Pessoa de Oliveira.

O vereador Administrador Rodrigo prestou homenagem aos integrantes da Associação Defensora dos Animais de Manhuaçu (MADS), ao Grupo Engelmig que atua em onze estados do Brasil e ao Sicoob Credilivre que completou 25 anos como referência no meio cooperativista no estado de Minas Gerais.

O vereador Rogério Filgueiras Gomes (Rogerinho) entregou as homenagens ao             senhor Sidney Barbosa e ao Pastor Márcio Geraldo Marques.

Encerrando a primeira parte, o vereador Vantuil Martins da Silva destacou o reconhecimento ao senhor Aurélio da Silva Kelch, liderança da região do distrito de Dom Corrêa.

O título de Cidadania Honorária é destinado à pessoa física, nascida em outro município e que desenvolveu atividade cujos reflexos mereceram a aprovação da comunidade de Manhuaçu ou, de forma direta, tenha prestado relevantes serviços ao município.

Foram homenageadas as seguintes pessoas: Marizy Helena Nunes Loures Vasconcelos, concedida pelo projeto de autoria do vereador Adalto de Abreu; Anderson Pereira da Silva, apresentado pelo vereador Tony Mix; ao senhor Alexandre Carvalho Meigre, proposto pela vereadora Berenice Maria; à senhora Mônica Abib Lima Miranda proposto pelo vereador Cléber Benfica; à Vitória Maria Ferreira de Magalhães Serri, de autoria do vereador Gilson César; à pedagoga e psicanalista Alessandra Alves de Souza Nery, apresentado pelo vereador Professor Giovanni; a Ricardo Gomes da Silva (Ricardo Baiano) por indicação do vereador Juninho Linhares; ao senhor Geraldo Moreira Souza, por projeto do vereador Cabo Ferreira; ao senhor José Geraldo Soares por indicação do vereador Jorge do Ibéria; ao Senhor Heriberto Maurício Ferreira proposto por Juarez Elói; ao senhor Neide Lande Eustáquio de Souza apresentado pelo vereador Administrador Rodrigo; e à senhora Júlia Gonçalves Araújo Assis conforme proposição do vereador Vantuil Martins da Silva.

Já a distinção honrosa de Cidadania Benemérita, maior honraria do município, é destinada à pessoa física nascida no Município de Manhuaçu e que tenha prestado relevantes serviços à cidade.

Foram somente dois homenageados neste ano. O vereador João Gonçalves Linhares Júnior apresentou e foi aprovado por unanimidade o reconhecimento ao empresário e fundador do Boston City Renato Valentim Moreira e o vereador José Eugênio de Araújo Teixeira foi o autor da homenagem ao empresário e benfeitor de vários projetos sociais Charbell Felipe Silva.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.