Portal Caparaó - Atlantica Coffee: parceira do produtor com equipe de boas práticas
Agronégocios

Atlantica Coffee: parceira do produtor com equipe de boas práticas

15/12/2017 - Atualizado em 17/12/2017 22h21

MANHUAÇU (MG) - Na rotina de Gilmar Nogueira Brinate, produtor de café nas Matas de Minas, acordar cedo para cuidar da lavoura é, além de um ofício, o trabalho de uma vida. “Sempre trabalhei com a cafeicultura. São anos de dedicação na busca por boas colheitas”. Há algum tempo, seu Gilmar ganhou reforço na busca por safras mais produtivas e sustentáveis: a assessoria técnica do time de Boas Práticas da Atlantica Coffee, empresa do Grupo Montesanto Tavares, um dos mais importantes do setor cafeeiro do país.

Mesmo com toda experiência, o cafeicultor se mostra aberto para aprender sobre diferentes métodos de produção para sua lavoura. “Agora, tenho o apoio dos profissionais da Atlantica Coffee, que visitam a nossa fazenda e trazem técnicas que ajudam muito”, afirma. Além de Gilmar, o irmão Márcio, também trabalha firme para que as safras sejam cada vez melhores. Para a safra 2017/2018, as principais orientações recebidas pela família Brinate foram em relação à poda. “Mudei o sentido e a altura do corte do cafeeiro. Agora, além de estabilizar o tamanho dos pés de café, vamos ter uma florada maior e, se tudo correr bem, mais frutos”, comemora Gilmar.

Assim como os irmãos Brinate, mais 250 produtores das Matas de Minas recebem, hoje, o suporte gratuito do time de Boas Práticas da Atlantica Coffee. A equipe é formada por engenheiros agrônomos, técnico em agropecuária e técnico de Segurança do Trabalho. Dentre os principais serviços disponibilizados estão o auxílio na coleta de solo e folha e a interpretação das análises; recomendação de adubação; prescrição dos defensivos agrícolas corretos; orientação e acompanhamento nos períodos de pré e pós safra; manejo integrado de pragas e doenças etc.

Boas práticas, melhores cafés

O serviço de Boas Práticas integra o departamento de Sustentabilidade da Atlantica Coffee, juntamente com a área de Certificações. De acordo com o coordenador do setor, Thiago Franco, a equipe trabalha para incentivar as boas práticas no sentido de aumentar a produção, produzir café de melhor qualidade, incentivar e dar subsídio para o produtor ter um melhor controle de produção. “Tudo isso para o cafeicultor ter estabilidade e um produto de melhor qualidade. Assim a empresa também ganha por oferecer um café superior, direto da origem”, explica.

Ao receber as visitas técnicas do time de Boas Práticas, o cafeicultor é indicado, também, para o suporte da área de Certificações, que consiste na orientação sobre o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e suporte na implementação de certificações. “Um segmento complementa o outro. O produtor começa com a equipe de Boas Práticas, recebe os subsídios necessários e pode começar a se desenvolver e entrar nos grupos de Certificações para ser acompanhado pela Atlantica Coffee”, detalha.

Com sede em Belo Horizonte e escritórios em Varginha, Manhuaçu, Alto Jequitibá, Caparaó e Piumhi, próxima cidade a receber o trabalho de Boas Práticas, a Atlantica Coffee é uma empresa 100% brasileira que tem o objetivo de levar o café e os produtores brasileiros ao patamar mais alto do mercado mundial.

Atlantica Coffee e Interbrasil

A Atlantica Coffee e a Interbrasil integram o Grupo Montesanto Tavares. A Atlantica Coffee atua na exportação de cafés, em grão verde arábica, nas linhas superiores e comerciais de diversas origens brasileiras, principalmente de Minas Gerais, nas regiões Sul de Minas, Matas de Minas, e na Mogiana Paulista. Em 2017, a Atlantica Coffee assumiu as compras de café até então realizadas pela Interbrasil que, agora, é responsável por armazenagem e rebeneficiamento de grãos.

Com solidez reconhecida no mercado, Atlantica Coffee é uma das 300 melhores empresas do Brasil, de acordo com ranking realizado pela Revista Época Negócios 360º, em 2017. No mesmo ano, a empresa apoiou e patrocinou o Concurso de Qualidades dos Cafés de Minas Gerais.

O Grupo Montesanto Tavares é uma holding com experiência em todas as etapas da cadeia cafeeira, atuando desde a originação dos cafés até na venda dos blends no exterior. O Grupo conta também com outras duas tradings: a Cafebras, que comercializa cafés especiais, e a Ally Coffee, que atua como importadora e distribuidora de café no mercado americano e europeu.

Foto Thays Lage

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.