Portal Caparaó - Sicoob Credilivre comemora as conquistas de 2017
Agronégocios

Sicoob Credilivre comemora as conquistas de 2017

19/12/2017 - Atualizado em 20/12/2017 11h43

MANHUAÇU (MG) - Em 2017, o Sicoob Credilivre teve muito que comemorar: a celebração de 25 anos de fundação, a realização da terceira edição do Encontro de Agronegócio e a inauguração da sua primeira agência em Belo Horizonte. Em novembro deste ano, a cooperativa abriu uma agência no Barreiro, região da capital mineira com cerca de 285 mil habitantes.

De acordo com Sebastião de Lourdes Lopes, presidente do Sicoob Credilivre, a expansão para Belo Horizonte é parte da estratégia de crescimento da instituição. “A cooperativa tem dobrado de tamanho a cada quatro anos. Percebemos na capital uma oportunidade manter nosso crescimento e o Barreiro tem particularidades muito próximas da nossa região”, afirma.

Na agência Barreiro, qualquer pessoa pode se tornar um associado. “É com muita satisfação que presenciamos o crescimento da Sicoob Credilivre. Essa inauguração reforça nosso compromisso de descentralizar nossas instituições financeiras e dar oportunidade a qualquer cidadão ser nosso cooperado/correntista”, reforça Elson Rocha Justino, diretor-superintendente do Sicoob Central Crediminas, em Belo Horizonte.

Desde 2011, o Sicoob Credilivre presencia uma evolução exponencial. Com 17 agências em Minas Gerais, atuação em 13 municípios e mais de 20 mil associados, a cooperativa detém 70% dos depósitos da região, além de deter 16% do mercado de crédito. Esses números refletem a atuação nacional do Sicoob: maior sistema financeiro cooperativo do país, o Sicoob conta com mais de 3,6 milhões de associados e 2,5 mil pontos de atendimento espalhados pelo Brasil.

Fomentando negócios em 2017

Entre as conquistas de 2017, o Sicoob Credilivre promoveu a terceira edição do Encontro de Agronegócio. O evento foi realizado nos dias 31 de agosto e 01 de setembro deste ano e visou promover o intercâmbio comercial entre fornecedores e clientes do setor. Ao todo, foram movimentados R$ 80 milhões em negócios e mais de R$ 25 milhões em financiamentos. “Conseguimos a presença de mais de quatro mil associados em cada dia do evento. Oferecemos um ambiente muito propício para o setor, que gerou ganhos tanto para os produtores rurais quanto para os comerciantes”, comemora Sebastião.

Benefícios da cooperativa

As cooperativas são instituições financeiras formadas por uma associação de pessoas para prestarem serviços financeiros exclusivamente para os seus associados. Quem se associa a uma cooperativa de crédito, além de ter acesso fácil e rápido a linhas de crédito, conta com tarifas e taxas de juros diferenciadas em relação aos bancos.

Os associados também participam ativamente da vida da cooperativa. As decisões principais são sempre tomadas de forma democrática por uma assembleia geral, formada por todos os cooperados, que também possuem participação nos resultados financeiros da instituição.

O Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país, é composto por cooperativas e empresas de apoio, que em conjunto oferecem diversos serviços financeiros a seus associados.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.