Portal Caparaó - Agendamento Online de vistoria de veículos já está disponível em Manhuaçu
Segurança

Agendamento Online de vistoria de veículos já está disponível em Manhuaçu

11/01/2018 - Atualizado em 12/01/2018 10h24

MANHUAÇU (MG) - Visando mais agilidade e comodidade para a população em relação a vistorias veiculares e selagem de placas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), desde segunda-feira (8), disponibiliza agendamento virtual em Manhuaçu.

Após toda compra de veículo usado, o proprietário deve realizar a transferência de propriedade. Para isso, é necessário realizar a vistoria, que é o ato de avaliar o veículo, verificando suas condições de conservação e manutenção, impedindo que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento é executado por órgãos de trânsito e segue critérios padrões em todo o país. No Estado de Minas Gerais, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) é o responsável pelos serviços de emplacamento e vistoria de veículos. O serviço que era realizado por ordem de chegada nas Delegacias de Polícia Civil em Betim e Manhuaçu, ganha mais agilidade ao diminuir o tempo de espera, evitando filas e trazendo mais segurança para o trânsito na área de vistoria, por diminuir o fluxo de veículos no local.

Além de Manhuaçu as demais cidades que possuem o serviço são Betim, Divinópolis, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Curvelo e Caratinga.

Novo procedimento

Quem for realizar transferência de veículos, nova selagem de placas ou qualquer outro serviço que necessite de vistoria, deve acessar o site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br) na aba “Veículos” e solicitar o serviço desejado, imprimindo em seguida a taxa de segurança pública. Após o pagamento da taxa, o cidadão deverá acessar novamente o site na aba “Veículos” e agendar o serviço, no menu “Vistoria” (link direto: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/vistorias/vistoria), indicando dia e horário desejado, de acordo com as vagas disponíveis.

As vistorias são agendadas de dez em dez minutos, e o condutor do veículo deve chegar 20 minutos antes do horário agendado para a refrigeração do motor do veículo.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.