Portal Caparaó - Vila Formosa tem novo espaço para atendimento à saúde
Geral

Vila Formosa tem novo espaço para atendimento à saúde

15/01/2018 - Atualizado em 15/01/2018 18h58

MANHUAÇU (MG) - Os moradores de Vila Formosa estão se sentindo felizes com a mudança do local para atendimento às pessoas que necessitam realizar consulta. Há bastante tempo, o ponto de apoio do ESF de Ponte do Silva funcionava em um imóvel inferior e, com menos espaço para atender a comunidade. O ponto de apoio agora está localizado na Avenida Gésio Carlos-Vila Formosa.

O espaço garante qualidade e organização do atendimento à comunidade, com serviços ofertados para acolhimento, consulta médica, consulta de enfermagem, imunização (vacina), injeção nebulização, medidas antropométricas, glicemia capilar, curativo, retirada de ponto, coleta de sangue,  exame citopatológico (preventivo), notificação de agravos, visita domiciliar, atendimento pelo Nasf, atendimento em grupo, dispensação de medicamentos e teste rápido.

A enfermeira chefe do ESF Ponte do Silva, Danylla Roberta Andrade Paixão, conta que o novo imóvel foi completamente reformado, conforme determinação da Vigilância Sanitária e, ampliado para oferecer comodidade aos moradores da comunidade. Móveis e outros utensílios também foram encaminhados ao novo espaço.

A secretária municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales ressalta que a área da saúde tem sido prioridade no Governo da prefeita Cici Magalhães, para atender toda a população que busca sempre um atendimento descente. A cada dia também é trabalhado o atendimento, para o bem estar da população e a humanização da saúde.

Outra conquista para os moradores do distrito de Ponte do Silva e adjacências foi a reforma da estrutura do ESF, para proporcionar melhor condição no atendimento e comodidade aos profissionais, que atuam na unidade de saúde.

Esse investimento na estrutura do ESF (Ponte do Silva) e no ponto de apoio (Vila Formosa) reforça o compromisso e a seriedade com que a saúde é tratada no município, bem como o trabalho da Coordenação da Atenção Primária, responsável pelo acompanhamento e orientação aos ESFs e PSFs. “A coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos tem sido muito zelosa com todos os ESFs. Com seriedade, tem organizado todo o trabalho e as ações dentro de um cronograma e, tudo aquilo que as famílias precisam”, detalha Karina Gama.

A Secretária relata que algumas unidades estavam inadequadas para atendimento e, com muito esforço estão ganhando um novo formato com as reformas. As Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas em Santo Amaro de Minas, Vilanova, Dom Correa, São Pedro do Avaí, além dos bairros São Vicente e Santa Luzia terão uma estrutura completa, para atender a demanda de cada comunidade. Também está em ritmo acelerado a reforma da UPA, que oferecerá mais condições para atendimento aos usuários do serviço de saúde.

Vários projetos estão em fase de elaboração, outros já prontos para serem executados de forma que os usuários sintam-se bem e, os funcionários trabalhando num ambiente agradável. “O compromisso da prefeita Cici Magalhães foi melhorar toda a estrutura da saúde no município. Também oferecer aos funcionários um ambiente de qualidade e humanitário”frisa a Secretária de Saúde, Karina Gama.

Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.