Portal Caparaó - Professora e aluna falam sobre a nota 1.000 em redação no ENEM
Geral

Professora e aluna falam sobre a nota 1.000 em redação no ENEM

26/01/2018 - Atualizado em 27/01/2018 10h44

IPATINGA (MG) - Natural de Manhuaçu, mas há vários anos trabalhando no Vale do Aço, a professora de Redação, Gisele Aquino, comemora o resultado de seu método de redação ao ver o desempenho de seus alunos no ENEM. Formada em Letras, ela soma estudantes que se saíram bem na avaliação nacional do ensino médio. Um dos destaques é a jovem Maria Beatriz Neves, que tirou nota 1000 na redação. Em todo o país, foram apenas 53 que conseguiram esse resultado.

Escrever sempre foi uma das habilidades da jovem Maria Beatriz, de Ipatinga, que desde pequena já sonhava em cursar medicina. Sabendo que as vagas deste curso são muito concorridas, ela sempre foi estudiosa, como conta a mãe, Suzana Gonçalves. “Meu marido e eu nunca tivemos que mandá-la estudar, que cobrar nota, ela sempre foi dedicada. Já oramos e agradecemos, mas a ficha ainda nem caiu”.

Apesar da facilidade com as letras, Maria Beatriz sabia que não seria fácil passar em medicina, motivo pelo qual continuou a ter aulas particulares com a professora de redação que lhe dava aula no Ensino Médio. Por semana, ela fazia três redações, sendo duas nas aulas particulares com a professora Gisele Aquino, e mais uma pelo cursinho, onde também realizava simulado semanal; foram três anos de cursinho.

 “Toda semana eram três temas diferentes e além dos estudos tradicionais eu buscava ler muito, para conhecer diversos temas e ter argumentos, independente do tema que caísse na redação do Enem”, revela Maria Beatriz.

Para alcançar a meta de ser médica, a jovem conta que abdicou de muitas coisas. Terminou um namoro e deixou a vida social em último plano. Mas ela não se arrepende e comemora o resultado obtido na prova.

“Nos últimos dois anos eu havia tirado 940 na redação, mas não era suficiente para passar. Dessa vez, além da nota mil na redação, também fui melhor que eu esperava no restante da prova. Agora penso que vou conquistar minha vaga em medicina. Acredito que valeu a pena todo o esforço, porque se não for para viver em busca dos nossos sonhos, a gente vive em vão”, conclui.

Maria Beatriz Neves faz aulas com Gisele Aquino desde 2015 e o resultado obtido por ela confirma a eficácia da maneira com que são conduzidas. “Sua progressão nesses anos foi 940/940/1000. Antes de iniciar as produções com meu método, a pontuação máxima conquistada pela estudante ficou abaixo de 800 pontos na redação do Enem”, compara.

Segundo a professora, “o método consiste em um atendimento individualizado em que o aluno produz dois textos semanalmente, com temas variados, no qual são analisadas as competências exigidas pelo Enem, enfatizando o repertório sociocultural produtivo”.

Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Além da nota 1000, de Maria Beatriz, outros 14 alunos de Gisele Aquino atingiram 980 pontos na redação do Enem 2017, totalizando 133 jovens com notas acima de 900. A professora explica que atende os alunos em sua casa e paralelamente trabalha em três escolas da rede particular da região do Vale do Aço que auferiram a média de 820, 833,64 e 846,90 no Enem 2016.

Carlos Henrique Cruz - com informações do G1 Vales de Minas - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.