Portal Caparaó - Encontro da Família Marcial em Sacramento
Geral

Encontro da Família Marcial em Sacramento

27/02/2018 - Atualizado em 28/02/2018 18h58

MANHUAÇU (MG) - Encontro da Família Marcial é marcado pela criação de museu, no distrito de São Sebastião do Sacramento, em Manhuaçu.

Manoel Marcial, conhecido como Nenzico e sua esposa, Angelina constituíram sua família em 1931 (conforme certidão de casamento), na Comunidade dos Raposos, onde viveram até o fim de suas vidas, nas décadas 1970/80.

LORI, MANINHA e DICO (em pé) - ANGELINA e NENZICO (sentados)
1931 - Casamento Manoel & Angelina

Dessa união nasceram 4 filhos, sendo que uma (Maria) faleceu ainda criança. Os três filhos, Lorival (Lori), Lerinda (Maninha) e Sixto (Dico) receberam de seus pais uma boa educação e formação. Foi também com seu pai, Nenzico, que eles aprenderam a ler, escrever e fazer os cálculos básicos. Diga-se de passagem, que Nenzico concluiu seus estudos em 1915, na Escola do Distrito de São Sebastião do Sacramento (vide Diploma escolar) e depois trabalhou como professor particular, na sala da sua própria casa, ensinando os filhos dos vizinhos e os seus filhos.

Ao longo dos últimos anos, o professor Marcial, que é neto do Nenzico, vem pesquisando Documentos e Fotografias, além de resgatar Objetos que foram do uso cotidiano do casal Nenzico e Angelina, bem como de seus filhos. O resultado desta pesquisa documental e fotográfica vem sendo publicada e compartilhada em sua página do Facebook.

Quanto aos Objetos resgatados e recuperados, a idéia foi criar um espaço, em sua própria casa, para guardar e preservar tal acervo, uma vez que os objetos também carregam e contam histórias.

No dia 17/02, o professor Marcial organizou um Encontro Familiar em sua casa, reunindo a descendência do casal Nenzico e Angelina. Além do intuito de encontrar familiares e confraternizar, tal evento tinha um outro propósito ainda maior: apresentar oficialmente para os familiares, todo o acervo pesquisado e resgatado, que será preservado e ficará exposto num espaço que foi batizado com o nome de “Museu Memorial Manoel Marcial”.

Valdete Paulo Marcial é professor História, Filosofia e Sociologia, em Sacramento. É também pesquisador da História de São Sebastião do Sacramento.

Fotos antigas - Reprodução / Fotos atuais - Ivan José

Dico, 82 anos, Prof. Marcial e Maninha, 84 anos

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.