Portal Caparaó - Café Superior: Nove propriedades recebem certificação internacional
Economia

Café Superior: Nove propriedades recebem certificação internacional

10/05/2007 - Atualizado em 15/05/2007 08h15
Nove propriedades da região de Manhuaçu entram no seleto grupo de fazendas produtoras de café certificadas pela utilização de boas práticas agrícolas. A auditoria suíça SGS aprovou 884 hectares de oito produtores nos dois principais certificados de produção do setor: Utz Kapeh e Euregap. Foi o primeiro processo de certificação em grupo do país em que todos os 276 itens analisados foram plenamente atendidos.   A certificação garante bons preços aos produtores, mas o impacto desse processo é muito maior. Depois que enfrentou períodos de crise nos últimos anos, o setor cafeeiro sofreu um impacto negativo na vida econômica e social em grande parte dos produtores e trabalhadores, o que contribuiu para a degradação do meio ambiente e a baixa qualidade do produto.

O foco dos processos de certificação é justamente para viabilizar uma cafeicultura sustentável. A partir de 2002, surgiram processos para incentivar a redução de custo do sistema de produção, agregação de valor através de melhoria do produto, gestão da comercialização e benefícios ambientais e sociais. Desde o ano passado, um grupo de oito produtores da Associação de Café Especiais (Scamg) resolveu melhorar a produção de suas nove fazendas. “O mercado internacional quer saber a qualidade do café que está consumindo. O processo de certificação garante que o produto foi elaborado dentro de boas práticas agrícolas. Com um código de barras, eles têm condição de saber de onde veio e como foi produzido”, afirma o diretor de comercialização da Scamg, Alexandre Leitão.

Foi a terceira certificação em grupo no país, mas a primeira a atingir 100% das exigências. “Nós chegamos ao processo de auditoria atendendo a todos os 276 itens com não conformidade zero. Queremos multiplicar isso e nos tornar referência para as outras fazendas da região”, afirma o presidente da Scamg, Marcelo Garcia. Ele diz que o mercado quer saber como o café foi produzido e é muito exigente, mas “está disposto a pagar mais por isso”.

35 MIL SACAS

As fazendas certificadas estão em Manhuaçu, Manhumirim, Durandé, Martins Soares, Reduto, Santa Margarida, Lajinha, Vermelho Novo, Caputira e Matipó. A expectativa é produzir 34.890 sacas na safra 2007/2008.

Alexandre Leitão afirma que outra vantagem é que o grupo pode ampliar em 10% a área já reconhecida a cada ano, sem a necessidade de novo processo. Além disso, ele fazem uma auditoria permanente nas propriedades certificadas.

O ponto em comum nos certificados Utz Kapeh e Eurepgap é a promoção das “Boas Práticas Agrícolas” (BPA) como estratégia central de uma produção, que leve em conta as dimensões social, ecológica e econômica da sustentabilidade, contribuindo também para a segurança alimentar.

O diretor comercial Mauro Heringer defende que outro ponto que a certificação ajudou muito os produtores foi a gerenciar suas propriedades. “Foi preciso adotar uma estratégia de gestão da produção e da propriedade, com capacidade de controle e monitoramento ao longo do processo de produção e beneficiamento. Os produtores sabem muito melhor quais os custos da sua produção e adotam posturas muito melhores em relação aos trabalhadores e ao meio em que estão inseridos”.

Segundo Mauro Heringer, desde 2005, os associados da Scamg entraram no programa Gestão Orientada para o Resultado do Sebrae-MG. “A orientação deles foi essencial para a mudança de muitas posturas”, destacou.

RASTREABILIDADE

A rastreabilidade do produto é outro ponto fundamental para os compradores. “A questão da segurança alimentar é quesito principal a ser considerado por compradores, importadores, traders e redes varejistas, independentemente do método de produção utilizado, orgânico ou convencional. Nos tempos globalizados de hoje, onde temos acesso a produtos e alimentos provenientes das mais diversas partes do mundo e onde o consumo e a produção de alimentos cresce gradativamente, a origem do café como de uma fazenda certificada é garantia certa para eles”, explica o presidente Marcelo Garcia.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Diogo Abineder - 10/05/07 - 07:45

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.