Portal Caparaó - Chalé comemora 55 anos de emancipação
Geral

Chalé comemora 55 anos de emancipação

09/03/2018 - Atualizado em 11/03/2018 19h38

CHALÉ (MG) - Um dos municípios mais hospitaleiros da região Leste de Minas Gerais comemorou 55 anos de emancipação política e administrativa. Fundada em primeiro de março do ano de 1963, a cidade de Chalé festejou seu aniversário no último final de semana com várias atrações.  A Prefeitura Municipal realizou uma programação especial para marcar a data.

DESFILE DAS ESCOLAS

O ponto mais alto das comemorações foi o desfile das escolas das redes pública municipal e estadual de ensino. Estudantes de várias idades e períodos escolares percorreram a região central da cidade retratando a história de suas comunidades. A banda de música do 11º Batalhão de Manhuaçu deu o tom do desfile. Os militares conduziram os pelotões ao som de seus instrumentos. O primeiro pelotão a desfilar foi o da Escola Municipal Manoel Elias de Souza, que trouxe como tema a história de Chalé. Logo em seguida vieram as escolas Joaquim José de Melo da comunidade de Santana, Ambrosina Ambrósio Ribeiro do Córrego Cachoeirão, Sirilo Dornelas de Vargem Alegre e Raimundo Antônio Anacleto de Mata Fria, todas escolas municipais da zona rural. A primeira escola do estado a desfilar foi a Escola Estadual João Lúcio da Trindade, que trouxe como tema a história da comunidade de Água Limpa, onde o educandário está sediado. Na sequência, relatando a história do Distrito de Bananal, desfilou a Escola Estadual Professor Sperbet. A história do Distrito de Penha do Coco foi lembrada no desfile da Escola Estadual Gentil Vasconcelos e por último a Escola Estadual Manoel Felisberto Pereira Alvim, sediada na cidade, contou sua própria história. Entidades filantrópicas e o CRAS do município também se apresentaram durante o desfile. Para o prefeito de Chalé, Carlos Rodrigues da Silva (Carlim), foi um desfile marcante. “Quero agradecer o empenho da Secretária de Educação de Chalé Roberta Bittencourt Bertani e de todos os envolvidos na educação do município pela dedicação no dia a dia e empenho para nos ajudar a realizar esse desfile. Há muitos anos Chalé perdeu essa tradição e nos estamos resgatando. Fiquei muito feliz com o resultado do primeiro” – destacou Carlim.

O desfile contou também com a passagem de carros alegóricos, cartazes com mensagens e uma infinidade de fantasias vestidas pelas crianças e adolescentes.

SHOW DE COMEMORAÇÃO

Além do desfile das escolas, a Prefeitura de Chalé também promoveu um grande show com o Cantor Carlos Magalhães. Inicialmente a apresentação estava agendada para o sábado, dia 03, mas teve que ser cancelada por motivo das fortes chuvas que caíram na região naquele dia. Em acordo com os músicos o show foi realizado na noite de domingo, 04, e contou com bom público. Carlos Magalhães apresentou um repertório bem eclético que fez muita gente dançar e cantar ao som de sucessos do passado e do presente. O artista interagiu bastante e foi muito aplaudido em vários momentos. A apresentação marcou o encerramento das festividades pelos 55 anos de Chalé.

APROVAÇÃO POPULAR

Nas redes sociais, vários munícipes elogiaram o evento e fizeram comentários positivos a cerca do desfile e do show. Motivo de orgulho para o Prefeito Carlim, que ressaltou a importância de comemorar a data. “O povo de Chalé é muito humilde, trabalhador e ama a cidade que mora. A comemoração pelo aniversário de 55 anos foi uma oportunidade de resgatar nossas tradições e lembrar aqueles que ajudaram e ajudam a construir a história do município. Comemorar esse aniversário é algo que queríamos muito e conseguimos. Tenho certeza que nosso povo ficou feliz e isso só nos motiva a fazer algo melhor no próximo ano. Em julho tem a nossa festa da Colheita e já estamos pensando em uma programação especial porque nossa população merece e gosta muito de festa” – finalizou o prefeito.

A cidade de Chalé tem se destacado no cenário regional pelo seu crescimento. A prefeitura tem conseguido realizar importantes obras de infraestrutura e apresentado conquistas em setores como educação e saúde. Com o slogan “Chalé para Todos”, a administração 2017/2020 tem conseguido boa aprovação popular, o que segundo prefeito Carlim, mostra que o seu trabalho, do vice Bastião da Reta, da Câmara de Vereadores e servidores municipais, tem caminhado no sentido correto.

Klayrton de Souza

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.