Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu apoia o 22º Simpósio de Cafeicultura
Agronégocios

Prefeitura de Manhuaçu apoia o 22º Simpósio de Cafeicultura

20/03/2018 - Atualizado em 21/03/2018 03h07

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura, apoia a 22ª edição do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, que começa nesta quarta-feira (21). Neste ano, qualidade, mercado, agricultura familiar, comercialização e produtividade serão os principais temas do evento, que terá início, às 9 horas, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu (MG).

A expectativa é reunir pelo menos 1,6 mil pessoas em debates, palestras e dia de campo sobre novidades no setor cafeeiro. A prefeita Cici Magalhães prestigiará o evento durante a abertura e o dia de trabalhos intensos. Quem também permanecerá e acompanhará toda a programação é o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Flânio Alves.

“A prefeita Cici Magalhães, assim como toda a administração pública municipal, entende a importância deste evento para Manhuaçu e região. Por isso, o nosso apoio é incondicional. Estamos dando toda a estrutura necessária e suporte que os organizadores precisam. Além disso, estamos discutindo assuntos que envolvem a agricultura familiar e o papel da mulher no meio rural. Os organizadores estrão de parabéns”, comentou Flânio, que aproveitou para convocar toda a juventude a participar, principalmente do primeiro dia de evento.

A proposta do evento é disseminar conhecimento e incentivar os produtores, além de discutir as ações para o fortalecimento da cafeicultura na região das Matas de Minas. De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Silvério Afonso Júnior, os parceiros e empresas expositoras estão muito empolgadas com a edição deste ano.

“As empresas realmente abraçaram e ficamos felizes com a confiança que as empresas locais, multinacionais e empresários depositaram na gente. Vamos ter um grande evento, reunindo toda a cadeia produtiva. Nosso objetivo é justamente esse: fortalecer a cafeicultura da nossa região”, informou o presidente da ACIAM.

O gerente regional da EMATER-MG, em Manhuaçu, Romulo Matozinhos, também prestigia o evento nesta quarta-feira. “Estamos acompanhando a evolução do café da região no dia-a-dia e este evento é fundamental para que continuemos a melhorar. No Simpósio, os agricultores terão a oportunidade de participar de palestras e treinamentos que serão muito importantes na hora de lidar com a lavoura”, avaliou Matozinhos.

O EVENTO

O formato retomará o modelo inicial do evento. Serão três dias, sendo que os dois primeiros acontecem no Parque de Exposições, na Ponte da Aldeia. Outra mudança é a novidade no dia de campo. Depois de 21 anos promovendo o encerramento no Centro Experimental das Fazendas Heringer, este ano o Grupo Heringer promove a apresentação de pesquisas sobre cafeicultura na Fazenda Esperança, na comunidade de Laranja da Terra (zona rural de Iúna), no Espírito Santo, na divisa com Minas Gerais, no dia 23 de março.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.