Portal Caparaó

AGRONÉGOCIOS

08/05/2018 - Atualizado em 08/05/2018 20h55

Secretário de Agricultura realiza visitas técnicas em fazendas da região

MANHUAÇU (MG) - Com o propósito de conhecer mais sobre os empreendimentos rurais que se destacam na região por sua organização e arranjo produtivo, a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu realizou duas visitas técnicas, recentemente.

Situadas em Alto Caparaó e Luisburgo, as fazendas visitadas se especializaram na produção e comercialização de café, além de frutas como abacate e banana. Além do Secretário de Agricultura, Flânio Alves, também presentes representantes da Coorpol (Cooperativa Regional, Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta).

Em Luisburgo foram visitadas as Fazendas Klem, que produz cafés 100% orgânicos e cumpre critérios sociais, econômicos, ambientais e de alto padrão de qualidade em nível internacional. O empreendimento também trabalha com a policultura entre café, abacate e banana. ‘Esta excelente combinação faz de nossas lavouras uma mata natural onde todo nosso ecossistema convive’, destaca a direção.

Também foi visitada a propriedade de Carlizânia Cordeiro, que se destaca na produção de cafés especiais, com a utilização de terreiro suspenso. Além disto, a cafeicultora possui comercialização consolidada de sua produção junto a renomados compradores no mercado do setor.

Em Alto Caparaó, a interatividade ocorreu na Fazenda Ninho da Águia, dirigida pelo premiado surfista e cafeicultor Clayton Monteiro. O café produzido na propriedade obteve a primeira colocação em Minas Gerais, pelo Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas (2012), organizado pela Emater. Em 2014, outro prêmio, quando ficou em 1º lugar no Coffee of the Year, sendo reconhecido como o melhor café do Brasil. No mesmo ano, venceu outro concurso da Emater de melhor café das Matas de Minas, entre outros reconhecimentos.

O Secretário Flânio avaliou bem estas visitas, considerando a possibilidade de ver de perto estes trabalhos diferenciados e reconhecidos, tanto no mercado nacional quanto internacional. ‘As visitas tiveram o propósito de conhecer o processo de produção orgânica e o mercado, além das novas experiências de secagem de café para produtores de pequeno porte’, pontuou.

(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

Compartilhar

Comentários

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.