Portal Caparaó - Projetos sociais de Manhuaçu iniciam nova fase
Geral

Projetos sociais de Manhuaçu iniciam nova fase

12/05/2007 - Atualizado em 16/05/2007 13h57

“Manhuaçu se lança numa nova fase da política de assistência social no município com o projeto do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)”, comentou a secretária municipal Sylvia Carvalho em reunião com o Prefeito Sérgio Breder. Foi definido que o novo serviço que atenderá até 500 famílias das comunidades São Francisco de Assis, São Vicente e Nossa Senhora Aparecida funcionará no primeiro piso da nova sede do PSF, na avenida 30 de março. Aliado aos vários programas sociais mantidos pela administração municipal, a cidade é reconhecida como a mais estruturada da região no atendimento destas questões e sabe que ainda precisa avançar mais.

CRAS

O CRAS é a grande novidade dentro dos projetos da secretaria. Será um espaço para fomentar atividades que possam melhorar as condições de vida da população de baixa renda, beneficiada no Programa Bolsa Família, mas que deve ser atendida em toda a sua plenitude.

A equipe já foi formada e a estrutura recebeu um aporte de 10 mil reais para o início das atividades. Apesar do trabalho ter sido iniciado, a prefeitura espera a conclusão das obras da unidade do PSF.

1 MILHÃO DE REAIS

Para se ter uma idéia, mensalmente, através dos programas Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família (BF) são lançados mais de um milhão de reais em renda para a população de Manhuaçu.

Sob intensa fiscalização e critérios bem definidos, 4.041 famílias têm o cartão e recebem, por mês, um valor que chega a 450 mil reais. Os dois mil aposentados e deficientes contemplados no BPC recebem um salário mínimo, o equivalente a 570 mil reais mensais.

PETI

Antes eles viviam nas ruas da cidade, trabalhando duro, pedindo dinheiro e até remexendo no lixo, tendo estas atividades como única alternativa de vida. Uma vida conturbada para crianças e adolescentes que, embora possuam potenciais outros, andavam à mercê da exploração da mão-de-obra infantil. A partir da intervenção direta da Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a perspectiva deste segmento populacional mudou radicalmente.

Por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), executado em Manhuaçu pela SMAS, a prefeitura, em parceria com o Governo Federal, atende a 50 crianças e adolescentes, que hoje vêem novos horizontes para a sua vida. A partir das atividades sócio-educativas executadas nas Oficinas Temáticas oferecidas pelo programa, o perfil destas crianças e adolescentes sofreu transformações ímpares.

LIBERDADE ASSISTIDA

São cada vez mais assustadores os números divulgados sobre atos infracionais envolvendo menores de Manhuaçu. A prefeitura, preocupada com os índices alarmantes, desenvolve, há cerca de cinco meses, o programa “O Futuro é Agora”, voltado para liberdade assistida.

O principal objetivo é atender crianças e adolescentes em conflito com a lei em atividades de reforço, atendimento psicológico e social e orientação. Atualmente 11 crianças são atendidas com almoço e lanche e acompanhadas dentro do projeto, que tem capacidade para até 30 meninos.

O projeto surgiu visando possibilitar condições favoráveis e eficazes de resgate e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, bem como suas famílias, focando principalmente a necessidade de retirá-las da prática de atos infracionais. O programa funciona no térreo do Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad.

AGENTE JOVEM

No espaço do Centro da Juventude, o Programa Agente Jovem é outro destaque da secretaria de assistência social. São 100 adolescentes de 15 a 18 anos incompletos que participaram de várias atividades de formação e lazer durante a semana na sede do programa.

AABB COMUNIDADE

Um dos mais bem sucedidos exemplos de atuação no campo social na região é o programa AABB Comunidade, desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

São 120 crianças, de 7 a 15 anos, que participam de atividades voltadas para formação, cidadania, saúde, lazer, educação, cultura e esporte na sede da AABB Manhuaçu. Eles recebem lanche e almoço no programa.

MAIS INVESTIMENTOS

Além dos projetos já existentes, o Prefeito Sérgio Breder anunciou que ao mesmo tempo em que o CRAS é implantado, a administração vai adquirir equipamentos para atender a solicitações dos projetos, como um microcomputador para o Programa Liberdade Assistida e um automóvel para dinamizar as ações de atendimento e fiscalização do Bolsa Família.

Carlos Henrique Cruz - 12/05/07 - 18:56

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.