Portal Caparaó - COMTUR aprova Rota do Café e elege comissão da Feira Gastronômica
Entretenimento

COMTUR aprova Rota do Café e elege comissão da Feira Gastronômica

19/06/2018 - Atualizado em 20/06/2018 19h49

MANHUAÇU (MG) - O COMTUR (Conselho Municipal do Turismo) deu sequência a um importante trabalho, que busca a criação da Rota Turística do Café. Com a presença da Prefeita Cici Magalhães e de empresários que apostam em um novo momento para o turismo na região, o encontro discutiu e aprovou o regulamento da rota que deverá compreender as comunidades do Coqueiro Rural, Manhuaçuzinho, Realeza e cidade, além das belezas naturais das imediações. Também foi pauta a eleição dos membros da Comissão Gestora da Feira Gastronômica.

O audacioso projeto foi apresentado este ano, na reunião do COMTUR em fevereiro. Na reunião desta semana, foi lido e aprovado o Regulamento da Rota Turística do Café.

De acordo com o Presidente Sebastião Fernandes, a rota tem a proposta de estimular o turismo local, apresentando ao visitante a produção cafeeira, em todas as etapas, as paisagens que acolhem os cafezais e cenários turísticos naturais como a Pedra Furada – na comunidade Manhuaçuzinho. O projeto deverá ser alavancado com o apoio da parceria privada, considerando a existência de empreendimentos construídos, como o Castelo do Café Salomão, no residencial Alphaville - que abriga indústria de torrefação, cafeteria e estrutura para eventos-, no Coqueiro Rural, chamando a atenção por sua beleza arquitetônica. Também deverá integrar a rota a exposição de produtos artesanais; memorial em homenagem à Maria Moura (famosa feminista do início do século XX, nascida na Fazenda Monte Alverne); Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência; pico da Pedra Furada; sítio arqueológico; Igreja de São Sebastião; fazendas e sítios, além de toda a estrutura turística da BR-262, entre Realeza e o trevo do cafeicultor, incluindo o Pico da Taquara Preta e a montanha da Bem Posta, Boa vista e Parque do Sagui da Serra.

A demarcação do início e o fim do trajeto, com a sinalização viária da rota e manutenção da estrada, será executada pelo município.

Feira Gastronômica

Também foi eleita na reunião a comissão gestora da Feira Gastronômica e Cultural, com os titulares: Júlio Cezar dos Reis (Vigilância Sanitária), Udson Vicente Caldeira (COMTUR/ Sec. de Cultura e Turismo) e Sebastião Fernandes (COMTUR/ ADESC), Joseane Conceição Pazelli (COMTUR/ SENAC); e suplentes: Renata Luiza Pereira de Oliveira (Vigilância Sanitária), Secretária de Cultura e Turismo Gena Clara (COMTUR/ Sec. de Cultura e Turismo), André Farrath (COMTUR/ ADESC) e Gilvane Batista Hott (COMTUR/ SENAC).

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.