Portal Caparaó - Trabalhadores do SAMAL e Obras na prevenção a incêndios criminosos
Geral

Trabalhadores do SAMAL e Obras na prevenção a incêndios criminosos

22/06/2018 - Atualizado em 23/06/2018 15h01

MANHUAÇU (MG) - Em uma nova mobilização contra incêndios ambientais criminosos, o SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana) está com trabalhadores e máquinas na manhã desta quinta-feira, 21/06, na usina de lixo, na parte alta da cidade. A operação conta com o apoio de associados da Ascamare e da equipe da Secretaria de Obras.

As atividades ocorrem em conformidade com a legislação ambiental, visando evitar danos ambientais e transtornos à população.

Em média, noventa toneladas de lixo são recolhidas em Manhuaçu e despejada diariamente centro de triagem, situado na parte alta da cidade, próximo ao Clube do Sol (margens da BR-262, sentido Reduto).

Ano passado foram registrados incêndios criminosos na usina de lixo. Em certas ocorrências foi necessário acionar até mesmo o Corpo de Bombeiros para conter as chamas. Fogo criminoso que ocasiona muita fumaça e intenso mau cheiro, incomodando famílias em diferentes pontos da cidade, conforme a direção dos ventos.

Uma das dificuldades percebidas é que, no local, há vários anos, as pessoas têm ateado fogo no lixão para localizar mais rapidamente as latas de alumínio – valorizadas no mercado enquanto material reciclável.

Em um trabalho social e de geração de renda, membros da Ascamare (Associação Manhuaçuense de Coletores de Materiais Recicláveis) realizam a separação e a coleta diária de recicláveis, importante auxílio no orçamento mensal da família de muitos trabalhadores.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.