Portal Caparaó - 22 horas de treinamento: Jornada Policial mobiliza CTSP
Segurança

22 horas de treinamento: Jornada Policial mobiliza CTSP

12/05/2007 - Atualizado em 16/05/2007 00h16

Vinte duas horas de atividades que simularam o cotidiano de um policial militar. Esse foi o resumo do Laboratório Jornada Policial Militar promovido pela Companhia de Ensino e Treinamento do 11º BPM durante a quinta e sexta-feiras (26 e 27), na região do Coqueiro Rural. Os 135 soldados alunos puderam experimentar na prática o que aprenderam nos primeiros meses do curso técnico de segurança pública em sete estandes que imitaram as mais difíceis adversidades que um profissional de segurança enfrenta, inclusive com desgaste físico e psicológico.

As atividades da Jornada Policial Militar estão calcadas nas técnicas do curso de formação que objetiva preparar os futuros soldados a atuarem na região. Objetivando resgatar os princípios e práticas de operações militares baseado na organização, planejamento e alicerçado na hierarquia e disciplina, presentes principalmente nos exercícios de marcha a pé; maneabilidade, aquartelamento e nos grupos de combates. As atividades foram desenvolvidas desde as 12h de quinta-feira e se estenderam até às 10h de sexta-feira. As atividades foram divididas em sete estandes.

CAMINHADA

A jornada começou com uma caminhada da sede do batalhão até o Córrego Coqueiro Rural. Próximo a escola municipal Felipe Nacif, a Polícia Militar montou uma grande estrutura para abrigar o treinamento.  

Numa autêntica simulação de operações de risco, os alunos foram induzidos a refletir sobre a realidade do serviço policial militar em áreas rurais e sob condições adversas. "A jornada policial é uma atividade de grande importância para a formação militar dos discentes tendo como objetivos treinar os futuros soldados para o enfrentamento de situações que exijam autocontrole emocional frente a desgaste físico e mental, além de incutir nos alunos a importância da camaradagem e do companheirismo", frisou o Comandante da Companhia de Ensino e Treinamento, Capitão Luiz Carlos Rhodes de Souza.

Ele destacou que durante a carreira militar os alunos podem se deparar com essas atividades em ações de combate à criminalidade que venham a ocorrer em regiões de difícil acesso, como a perseguição a marginais escondidos em matas durante a noite.

“Eles têm que conhecer esse tipo de terreno para combater o crime organizado com perfeição. Essa jornada só acontece com os alunos depois de uma série de treinamentos nos primeiros meses do curso. São necessários dez meses para que o aluno se forme e chegue a soldado”, completou o Tenente Márcio, Comandante da Jornada Militar.

PRESSÃO

Sob cansaço e pressão psicológica, os alunos são levados a suportar isso no treinamento para que a prática policial seja eficiente. “A meta é também desenvolver o espírito de grupo e liderança, posteriormente, eles perceberão que o grupo tem que permanecer sempre unido, não importa o que aconteça”.

Quando a atividade terminou, o grupo voltou ao batalhão na manhã dessa sexta-feira e houve a cerimônia em que se destacou os melhores de cada grupo. Mais do que cumprir o calendário de ensino, a turma de futuros soldados se mostrou determinada em atender à exigência da sociedade por melhor eficiência e preparo do policial.

Vários oficiais foram os responsáveis diretos pelas atividades e contaram com o apoio de militares da sede e cidades vizinhas nas ações desenvolvidas no Coqueiro Rural. A mobilização chamou a atenção dos moradores e de toda a cidade.

Estiveram presentes à jornada, profissionais da área de saúde da Polícia Militar com uma ambulância e o Corpo de Bombeiros/Manhuaçu dando todo o suporte ao grupo.

Carlos Henrique Cruz - 03/05/07 - 10:10

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.