Portal Caparaó - Conselho Municipal de Saúde promove reunião em Manhuaçu
Geral

Conselho Municipal de Saúde promove reunião em Manhuaçu

14/07/2018 - Atualizado em 16/07/2018 13h31

MANHUAÇU (MG) - Mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (11). O encontro mensal dos conselheiros discute e delibera sobre a saúde pública municipal. Um dos importantes temas foi a aprovação da construção de uma nova sede para o posto de saúde de Manhuaçuzinho com recursos próprios.

Ainda durante a reunião, foram abordadas as situações de alguns conselheiros membros no CMS. Dúvidas quanto à titularidade ou suplência destes, além da apresentação de um parecer da comissão responsável pela avaliação da composição do COUS (Conselho de Unidade de Saúde) do Bairro Santana.

A comissão concluiu que o quadro de conselheiros do referido COUS está incompleto (faltam dois conselheiros) que deverão ser eleitos pela comunidade local. Com o COUS completo (oito conselheiros) poderá ser definido o nome do representante na plenária do CMS.

Os conselheiros aprovaram o parecer da comissão com a ressalva de que é preciso ser eximida dúvida sobre titularidade e suplência nos documentos da última Conferência de Saúde.

OBRAS DA SMS

A secretária de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama dos Santos Sales, informou aos conselheiros sobre o andamento de obras nas unidades de saúde dos bairros São Vicente e Santa Luzia a serem retomadas; Santo Amaro de Minas e Vilanova (em andamento) bem como as reformas nas unidades Ponte do Silva, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro do Avaí (já entregues); São Sebastião do Sacramento (a ser iniciada).

Outra boa notícia é a construção de uma nova unidade de saúde em Manhuaçuzinho com recursos próprios da Secretaria em parceria com a Secretaria de Obras do município. A obra foi aprovada pela plenária do CMS.

Outra importante manifestação foi feita pelo responsável pelo setor de compras da SMS e conselheiro de saúde, Quilberson Costa, informando sobre a reforma completa do setor de ortopedia da Secretaria de Saúde.

Além da reforma que dá mais conforto aos pacientes e funcionários, foram adquiridos e já está em funcionamento um novo aparelho de Raios X digital, além da instalação de ar condicionado na referida sala e no consultório médico do setor.

Novas cadeiras foram instaladas nas recepções do consultório e do Raio-X. Com isso, todos são atendidos de forma mais humanizada, rápida e eficiente. Conselheiros estiveram no local para conhecer as reformas feitas com recursos da SMS.

COUS EM VILANOVA

Na reunião de junho do CMS, surgiram dúvidas quanto à criação de um novo COUS (Conselho de Unidade de Saúde) para o Distrito de Vilanova, tendo em vista a implantação de uma nova equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) naquela localidade.

O conselheiro Jadir Nunes informou que após estudo do regimento interno chegou-se a conclusão de que um novo COUS só deverá ser eleito numa próxima Conferência de Saúde. O atual COUS é o responsável por acompanhar também a nova equipe de saúde.

DIRETOR TÉCNICO DA UPA

Conselheiros aprovaram inclusão na Lei 3560, de 2015 (que trata da contratação de profissionais para Unidade de Pronto Atendimento – UPA), de parágrafo que regulariza o cargo de diretor clínico da unidade (já existente).

Após discussão entendeu-se que também deve ser dada a nomenclatura de diretor técnico e não clínico. A medida atende a exigência dos Conselhos Regional e Federal de Medicina.

Com informações Assessoria de Imprensa do CMS

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.