Portal Caparaó - Vereador Cleber apresenta sugestão no combate ao mosquito Aedes
Geral

Vereador Cleber apresenta sugestão no combate ao mosquito Aedes

16/07/2018 - Atualizado em 17/07/2018 12h20

MANHUAÇU (MG) - O Vereador Cleber da Penha Benfica “Cleber da Matinha” participou do evento “Programa de Educação Permanente em Saúde”, que aconteceu no anfiteatro da Câmara, na manhã de sexta-feira, 13/07, que reuniu Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, onde ele fez apresentação sobre a planta chamada Crotalária, que pode ser cultivada em quintais pequenos a fim de combater o mosquito Aedes Aegypti.

As informações são de que o vegetal atrai uma libélula que é predadora do mosquito. A larva dela também elimina a larva do Aedes Aegypti.

Segundo o vereador Cleber, em algumas regiões a planta está sendo uma das alternativas de combate ao mosquito. Ele conta que, em Rio Pomba já está sendo utilizada e, o resultado tem sido bom. “Em conversa com a Secretária de Saúde sobre a Crotalária e por ter conhecido a sua eficácia, adquiri 10 quilos de sementes para que os agentes possam distribuir às famílias de cada bairro. Espero que surtirá efeito surpreendente”, contou o parlamentar.

A Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales disse que a distribuição da semente da Crotalária aos moradores do município poderá ser uma das ações de combate à dengue. Esse será um controle biológico e, as famílias estarão recebendo a semente dessa planta, para o controle das erborisoses e o mosquito, que transmite febre amarela, Chikungunya e Zika Vírus.

Transformar e qualificar a atenção à saúde

O programa de Educação Permanente em Saúde visa transformar e qualificar a atenção à saúde, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial.

Durante o encontro, a Secretária Municipal de Saúde destacou a importância de os agentes estarem atentos para alguns pontos importantes, dentre eles a violência e o abuso sexual, além de uma observação voltada assim que perceberem algo anormal. No trabalho cotidiano estarem conversando com os pais, orientando-os sobretudo a boa maneira de convivência em família, para uma harmoniosa permanência em sociedade.

Geilson Dangelo/com informações de Eduardo Satil, Luiz Nascimento / Fotos: Luiz Nascimento

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.