Portal Caparaó - Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Manhuaçu
Geral

Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Manhuaçu

25/07/2018 - Atualizado em 26/07/2018 11h55

MANHUAÇU (MG) - O município de Manhuaçu iniciou na segunda-feira (23), a vacinação contra raiva para cães e gatos em postos permanentes e, equipes que estarão visitando as residências rurais, para que nenhum animal fique sem receber a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental estará coordenando e percorrerá todo o território do município, para realizar a vacinação de cães e gatos domiciliados, no intuito de imunizá-los contra a raiva animal e, por consequência evitar a transmissão ao ser humano.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau; a nutricionista Karina Cerqueira Carvalho, a coordenadora de Recursos Humanos, Marisnete Freitas Silva, e o chefe de transporte, Renato Miranda reuniram com a secretária municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales para definir toda a logística de pessoal, para que haja avanço no campo e atinja o máximo de animais a serem vacinados diariamente.

A Campanha Antirrábica Municipal se estenderá até o dia 1 de setembro, já que a meta é de que, pelo menos 15 mil animais sejam vacinados na sede do município, distritos e comunidades rurais.

Equipes volantes estarão vacinando os animais na área rural (casa a casa) e, nas sedes dos distritos em postos fixos conforme cronograma divulgado através dos meios de comunicação e Equipes de Atenção Básica.

A vacinação na sede do município será realizada na semana de 27 de agosto a 01 de setembro. A participação da população será fundamental para o bom resultado da Campanha, que pretende chegar ao resultado final com todos os animais vacinados.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau orienta aos proprietários de animais que fiquem atentos quanto a programação da vacinação, para manter o animal retido para agilizar o trabalho das equipes que estarão indo às casas para aplicar a vacina.

Já no setor urbano (cidade) torna-se importante também que haja o compromisso de o dono levar o animal ao posto de vacinação mais próximo de sua casa.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta da vacinação anual do “animal de estimação”, que além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência a população em geral.

A Vigilância Ambiental recomenda ainda que na hora da vacinação, os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas e, os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.
Haverá Dia D em todos os distritos e, em Manhuaçu o Dia D será no dia 1º de setembro.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA 25/07:

ESF Dom Correa:

Equipe 1:Córrego Fortaleza;

Agente: Sabrina

Equipe 2:

Córrego dos Costas;

Córrego Diniz;

Agente: Edriane

Equipe 3:

ESF Sacramento:

Equipe 3:

Córrego dos Raposos 

Agente: Gilzelene

QUINTA 26/07:

ESF Dom Correa:

Equipe 1

Córrego Santa Catarina Soledade; Vieira.

Agente: Raquel

Equipe 2:

Córrego Pau de Cedro;

Córrego João Bento

Agente: Cidinha

ESF Sacramento:

Equipe 3:

Córrego São Domingo; Vila de Fátima; Córrego do Valão; Serra dos Pereiras 

Agente: Adriana

SEXTA 27/07:

ESF Dom Correa:

Equipe 1:

Santa Catarina;

Agente: Verônica

ESF Sacramento:

Equipe 2:

Córrego Malaquias

Agente: Joice

Equipe 3:

Córrego Maricá; Água limpa; Córrego Bom Jardim; Prata; Vagem Alegre; Monjolim; Chicana 
Agente: Emiliane

Dia D de Dom Correa e o dia D de Sacramento

ESF Dom Correa (25/07/2018) Local: ESF

ESF Sacramento (26/07/2018) Local: ESF

Com informações Ascom SMS - Secretaria de Comunicação Social

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.