Portal Caparaó - Sistema permite cadastro para evitar ligações de telemarketing
Economia

Sistema permite cadastro para evitar ligações de telemarketing

01/08/2018 - Atualizado em 01/08/2018 17h56

REDAÇÃO - Em Minas Gerais, o consumidor dispõe de uma ferramenta para bloquear o recebimento indesejado de ligações telefônicas ou sms oferecendo produtos e serviços. Ligações insistentes e em horários impróprios estão entre as reclamações contra empresas de telemarketing. Esse contato com os consumidores tem várias regras e quem se sentir incomodado pode recorrer até ao Ministério Público Estadual.

A lista antimarketing foi originada pela lei 19.095, de 2010, criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O bloqueio é um serviço gratuito gerenciado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG).

Por esse serviço, o consumidor cadastra seus números de telefones fixos ou móveis e, dentro de no máximo 30 dias, estará livre do telemarketing durante um ano. Após esse período, o sistema envia uma mensagem para o e-mail do usuário alertando para a necessidade de revalidação do cadastro.

Saiba como se cadastrar e bloquear as chamadas e mensagens desse tipo:

https://aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio/

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.