Portal Caparaó - Curso de fossa séptica contribui para proteção da água em Simonésia
Agronégocios

Curso de fossa séptica contribui para proteção da água em Simonésia

21/08/2018

SIMONÉSIA (MG) - Moradores de diferentes comunidades rurais construíram uma fossa séptica em Simonésia para ajudar na proteção do rio que corta o município. A instalação ocorreu durante o curso de Construção de Fossa Biodigestora, oferecido pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais. O sistema foi construído para tratar o esgoto do Centro Pastoral Dom José Moreira e da casa paroquial, com o apoio da Paróquia São Simão e Pastoral Ecológica.

 “A liderança das comunidades rurais e o apoio do pároco da cidade, preocupados com o grande número de pequenas propriedades sem saneamento básico, organizaram um grupo de pessoas para resolver o problema. Eles procuraram informações no sindicato e, juntos, realizamos esse curso no centro de evangelização, para que os participantes pudessem fazer em suas comunidades”, explicou a mobilizadora Vanda Lúcia Alves Martins.

A bióloga Célia Márcia Paulino foi uma das participantes. Ela trabalhou por algum tempo com a implementação de fossas sépticas econômicas na região e pôde aprender mais um modelo com o Senar Minas. “O curso despertou uma visão mais ampla sobre tecnologias de saneamento e ensinou como identificar diferentes realidades, demandas e recursos disponíveis para escolher e implementar a que melhor se adequa ao local. Também possibilitará a realização desse trabalho em diferentes comunidades. Temos agora 12 conhecedores e multiplicadores dessa tecnologia no nosso município”, comentou.

Além disso, Célia também destacou que o curso permitiu chamar a atenção dos moradores para o cuidado com o bem comum, especialmente a água. “Como a fossa foi construída em um ambiente urbano onde 98% das residências despejam seu esgoto diretamente no curso d'água, essa iniciativa tornou-se exemplo para toda a comunidade, despertando a curiosidade e a consciência para o cuidado com as águas”, enfatizou.

No curso, ministrado pelo instrutor Diogo Faria Machado, além da construção da fossa, foram abordados os seguintes temas: normas de segurança do trabalho, tipos de fossas sépticas, dimensionamento da fossa, manutenção, ferramentas e materiais.

Nathalie Guimarães

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.