Portal Caparaó

SAÚDE

25/08/2018 - Atualizado em 26/08/2018 14h14

Prefeitura repassa R$ 275 mil para término das obras da UTI Neonatal

MANHUAÇU (MG) - A semana encerrou-se com uma notícia muito positiva para a Saúde em Manhuaçu e região. Na tarde desta sexta-feira, 24/08, a Prefeita Cici procedeu com o repasse recursos próprios do município da ordem de R$ 275.500,24 para o Hospital César Leite concluir as obras de construção da UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva), juntamente com a instalação de mais dez leitos com equipe de neonatologistas. 

A reunião foi realizada no Gabinete e contou com as presenças do Vice-prefeito e Presidente do Conselho do HCL, Renato Cezar Von Randow (Renato da banca); Provedor do hospital, Sebastião Onofre de Carvalho; Secretária de Saúde e Presidente do COSEMS regional, Dra. Karina Gama dos Santos Sales; Vereadores Paulo Altino, Elenilton Martins, Giovanni Mageste, Berenice Ferreira e Rodrigo Júlio dos Santos, além de membros do Secretariado e o Procurador do Município, Dr. Sander Resende.

A UTI neonatal é um espaço reservado para tratamento de recém-nascidos em risco iminente de morte como: prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. A estrutura em Manhuaçu evitará o deslocamento de bebês aos grandes centros. Por anos, este traslado entre as cidades não apresentava final feliz com a perda de vidas durante o trajeto. Casos de prematuros limítrofes são atendidos com o Projeto ‘Canguru’, no HCL.

Vereador Paulo Altino, autor da Indicação Legislativa solicitando repasse de recursos para a construção da UTI Neonatal, agradeceu aos esforços da prefeita, da Secretária de Saúde e de toda administração em tornar realidade este avanço no atendimento. Ele também ressaltou o apoio de toda a Câmara com os projetos de Saúde.

A Secretária Karina Gama destacou a determinação da Administração em ajudar o HCL a terminar estas obras. Ela também evidenciou a estrutura do município em serviços de Saúde que se integrarão à UTI Neonatal, como as Unidades Básicas, o CEAE – que faz o pré-natal de alto risco - e a Casa da Maternidade, entre outras.

A Prefeita afirmou que este repasse é ‘um acontecimento muito importante para toda a região. Estive à frente da Regional de Saúde de Manhumirim, e, é muito triste ver pessoas todos os dias procurando vaga de UTI Neonatal. Às vezes não se consegue a vaga, e, quando se consegue, a criança não tem saúde para aguentar o traslado para chegar até a cidade onde obteve a vaga. Então, é um alívio muito grande fazer esta parceria com o hospital e poder proporcionar este atendimento à população. Durante minha estada na regional de Saúde buscamos diversas vezes recursos financeiros e até compartilhar este gasto com os municípios vizinhos, mas sabemos das dificuldades que as cidades vêm enfrentando. Chega um momento, em que percebemos que não há alternativa, a não ser colaborar com o hospital para que esta UTI se torne realidade em Manhuaçu’.

O Provedor do hospital, Sebastião Onofre, se emocionou ao relatar situações presenciadas por ele e a equipe médica. ‘É muito difícil ver uma criancinha de 18, 20 cm, em um leito, a pele e osso puro. Percebe-se que o coraçãozinho dela está batendo, e, que você não tem condição de fazer muita coisa, porque não se tem a estrutura adequada, e então é preciso enviar a criança para outra cidade. Anteriormente, fizemos dois convênios com o Estado, um para a construção da UTI Neonatal (somente obras) e outro para equipamentos, ainda no Governo Anastasia. Não repassaram o dinheiro na época correta, o que ocasionou a necessidade de alterações no projeto. Os recursos faltaram e o hospital não tem qualquer outro tipo de recurso, a não ser o do cotidiano para sua sobrevivência. Agora, a Prefeita nos atendeu e o município nos repassa este valor que será utilizado para o término das obras de construção da UTI Neonatal. O HCL já possui cerca de 60% dos equipamentos necessários para o setor. Já contratamos médica especialista em neonatal. Encaminhamos enfermeiros para treinamento específico, pois, a UTI neonatal é completamente diferente da UTI de adulto. Nossa previsão é de que até o final do ano possamos inaugurá-la, abrindo vagas para todo o Estado de Minas Gerais’, comentou.

No encerramento da reunião, os presentes cantaram os ‘Parabéns’ e felicitaram ao Provedor Sebastião Onofre pela passagem de seu aniversário, comemorado nesta data.

Compartilhar

Comentários

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.