Portal Caparaó - O Maior Queijo e o Maior Doce de Leite do mundo em Ipanema
Entretenimento

O Maior Queijo e o Maior Doce de Leite do mundo em Ipanema

06/09/2018 - Atualizado em 06/09/2018 19h16

IPANEMA (MG) - Chegando à sua nona edição, a Festa do Queijo de Ipanema começa nesta quinta, dia 06, e se estende até domingo, 09 de setembro de 2018, no Parque de Exposições da CASEMG e promete entrar para a história. O município poderá novamente entrar para o livro dos recordes com a fabricação do maior Queijo Minas Padrão do Mundo e do maior Doce de Leite do Mundo. Uma chaleira com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro com queimadinha completa a lista das atrações gigantes do evento.

O Laticínio Dois Irmãos busca superar seu próprio recorde, produzindo um queijo com mais de duas toneladas, já a Fábrica de Doces Nhá Nair tem o desafio de produzir um doce em barra com mais de 608 quilos e assim, registrar mais um recorde no Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro).

O evento vai comemorar ainda os 106 anos de emancipação política do município e, pela primeira vez, terá quatro dias de festa contando com atrações musicais de nível nacional em sua programação. Destaque para os shows com Marília Mendonça (07/09) e Lucas Lucco (09/09). Forró Pra Rebolar, Lady Lux, Renan & Rafael Paulo Sérgio & Mateuzito e Renato Rodrigues & Forró Balanceart completam a programação de shows.

O concurso de queijo e cachaça artesanal terá sua segunda edição e acontecerá no dia 06/09 abrindo as festividades. Os melhores produtores de cada categoria serão premiados em dinheiro.

Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda durante a festa. Cursos de culinária do queijo também serão realizados na semana que antecede ao evento.

Integrando a extensa programação, o Festival “Vozes de Ipanema” (06/09), que é um concurso musical reunindo os cantores da cidade, o tradicional Desfile Cívico (07/09), Encontro de Cavaleiros e o Boi no Rolete (09/09).

Fabricação do Queijo, Doce e Queimadinha

Para a produção do queijo, serão gastos aproximadamente 22 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O produto será fabricado na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica garantindo higiene e qualidade do produto.

A produção do doce de leite, que neste ano pretende alcançar os 650 kg, leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele está sendo produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, na semana da Festa. Para a quantidade de 650 quilos, o processo de preparo dura até 8 horas. Para a produção serão usados aproximadamente 1.400 litros de leite e 430kg de açúcar. Após o processo o doce vai para a enformagem e ‘‘descansa’’ até o dia 08 de setembro quando será auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

A produção da Queimadinha, que é uma mistura de açúcar queimado e leite, será a partir das 11 horas da manhã do dia 08, no Parque de Exposições, através de uma chaleira gigante com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro.

Desfile, Distribuição e Fiscalização

Às onze horas da manhã será iniciada a produção da queimadinha na chaleira no Parque de Exposições da CASEMG. Às quinze horas e trinta minutos, do dia 08 de setembro (sábado), o queijo e o doce de leite, serão auditados por um fiscal do Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro), aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos está marcada para as dezesseis horas, com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita no Parque de Exposições em seguida.

Concurso Queijo e Cachaça Artesanal

Na sua segunda edição, o concurso de queijo e cachaça artesanal tem o intuito de expor os principais produtores de Ipanema e região. O público vai poder acompanhar o concurso e até degustar os produtos no dia 06 (quinta-feira) a partir das 20 horas no Parque de Exposições. Uma comissão vai julgar os melhores, que serão premiados.

A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio do Laticínio dois Irmãos, para a produção do Queijo e da fábrica de doces Nhá Nair, para a produção do Doce de Leite.

Cursos de culinária do queijo

Sob a responsabilidade da economista doméstico, Maria Goretti Starling de Oliveira, cursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite e seus derivados, serão ministrados na semana que antecede o evento.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipanema

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.