Portal Caparaó

TURISMO

09/09/2018 - Atualizado em 11/09/2018 12h38

Ipanema bate seus recordes: queijo, doce de leite e queimadinha

IPANEMA (MG) - O prefeito de Ipanema, Dr. Walter Paulo de Oliveira, comemorou as novas marcas das iguarias da cidade. O queijo e o doce de leite gigantes bateram seus próprios recordes e uma nova atração entrou na lista dos maiores do mundo: uma queimadinha de 1.150 litros.

A nona edição da tradicional festa do queijo foi marcada pela expressiva presença do público nas comemorações organizadas pela Administração Municipal. Diversos moradores das cidades vizinhas foram até Ipanema para prestigiar a programação.

O sábado, 08/09, foi o dia marcado para apresentar os resultados dos gigantes de Ipanema. A cidade bateu os números do ano passado e o Laticínio Dois Irmãos apresentou um queijo minas padrão maior ainda.

Para atingir os 2.102 kg do queijo feito neste ano foram necessários 23 mil litros de leite em um processo de produção que durou aproximadamente 12 horas. Em 2017, o peso foi 1.980 kg.

O queijo gigante foi fabricado na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica, garantindo higiene e qualidade do produto. A receita conta com os milhares de litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

O doce de leite não ficou para trás. A fábrica de Doces Nhá Nair superou a marca do ano passado 608 e produziu uma iguaria com duzentos quilos a mais. O novo recorde é 810 kg de doce de leite.

A produção do doce de leite aconteceu na fábrica de doces Nhá Nair, com aproximadamente 1.400 litros de leite e 430 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Ele teve cozimento a vapor e depois foi para a forma e “descansou” alguns dias antes de ser apresentado.

Com uma novidade, Ipanema entrou nos livros recordes com mais uma iguaria, este ano a queimadinha foi auditada e entra nos recordes brasileiros.

Produzida pelo Laticínio Del Bom foram 1.150 litros de queimadinha (mistura de açúcar queimado e leite), feita em uma chaleira gigante medindo 1,8 m de altura e 2 m de diâmetro.

Os três produtos tiveram distribuição gratuita aos participantes da festa no espaço do parque de exposições. Os tradicionais cortes do queijo e do doce e a distribuição da queimadinha tiveram a participação do Prefeito Dr. Walter, do presidente da Câmara Jober Júnior, os representantes das empresas Del Bom, Dois Irmãos e Nhá Nair, além de lideranças da região, como a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente para conferir pesos e medidas e oficializou os novos títulos com entrega de troféus.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

Compartilhar

Comentários

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.