Portal Caparaó - Civismo e amor à Pátria em Manhuaçu
Geral

Civismo e amor à Pátria em Manhuaçu

10/09/2018 - Atualizado em 11/09/2018 12h37

MANHUAÇU (MG) - O Desfile da Independência do Brasil reuniu grande multidão no centro e expressiva participação de escolas, instituições filantrópicas e clubes de serviço do município. O evento cívico foi organizado Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, juntamente com demais secretarias, SAMAL e SAAE, em parceria com a Câmara de Vereadores, Polícias Militar e Civil, Superintendência Regional de Ensino, escolas municipais e estaduais, além de instituições filantrópicas.

Na abertura, com o Hino Nacional executado pela Banda de Música do 11º BPM, procederam com o hasteamento das Bandeiras, a Prefeita Cici Magalhães e os Comandantes do batalhão, Tenente-coronel Sérgio Renato, e do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Mota.

Entre os presentes, o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca); Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria) e demais vereadores; Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Carlos Roberto Souza da Silva; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães; Professora Beatriz Zapalá (Academia Manhuaçuense de Letras), membros do secretariado e do Comando do 11º BPM, além de representantes de segmentos sociais.

O tema foi Fraternidade e Superação da Violência, em sintonia com a Campanha da Fraternidade da CNBB.

Uma das inovações apresentadas este ano foi a realização simultânea da Feira Gastronômica e Cultural, por parte da Secretaria de Cultura e Turismo. As barracas e toda a estrutura foram montadas na lateral da Praça Cordovil Pinto Coelho, em frente ao Banco do Brasil, enquanto que o desfile cívico ocorreu no mesmo trajeto de anos anteriores, com início na Rua Dr. José Fernandes (em frente à EE Monsenhor Gonzalez) e prosseguiu rumo à Praça Cinco de Novembro. Ambos os eventos tiveram início às 8h, mas a feira gastronômica funcionou até às 15h.

O desfile encantou o público pela criatividade e entusiasmo dos participantes. Escolas municipais e estaduais, instituições filantrópicas, clubes de serviço, polícias militar, civil e corpo de bombeiros, entre outras entidades abrilhantaram o ato cívico.

O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo homenageou o saudoso Padre Júlio Pessoa Franco, falecido no último dia 21/07. O sacerdote era muito querido pela população de Manhuaçu e região por seu legado enquanto religioso e empreendedor na área da Comunicação Social.

Em destaque, funcionários do SAMAL trajando as roupas do Imperador Dom Pedro I, acompanhados do cavalo que ilustra os quadros que retratam a Independência do Brasil, e os novos quatro novos caminhões e motos adquiridos pela Administração Municipal para os trabalhos diários de limpeza urbana.  Instituições de cidades vizinhas também participaram do desfile em Manhuaçu.

O encerramento foi abrilhantado com a passagem de veículos antigos, motociclistas, jipeiros, cavaleiros e amazonas pelo centro da cidade.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.