Portal Caparaó - Jubileu do Senhor Bom Jesus mobiliza comunidade católica em toda a região
Geral

Jubileu do Senhor Bom Jesus mobiliza comunidade católica em toda a região

10/09/2018 - Atualizado em 11/09/2018 11h52

MANHUMIRIM (MG) - Com uma programação especial para atender aos fiéis que chegam para as celebrações, orações, visita ao Santuário, a frequência ao confessionário para o sacramento da reconciliação acontece o Jubileu do Senhor Bom Jesus na cidade de Manhumirim, na sua 101ª edição. Ele teve início no dia 07 e se estende até 14/09 (sexta-feira).

No Jubileu, como em outros eventos e centros religiosos, mobiliza-se a paróquia (neste ano completando 90 anos de criação), para o culto religioso, a movimentação social dos shows, barraquinhas, apresentações e o encontro das pessoas em torno do evento. A cada noite uma comunidade paroquial da Forania de Manhuaçu anima a celebração.

Os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora trabalham na evangelização e no exercício da fé com as práticas religiosas, com a  assistência espiritual, com a doutrinação, com o incentivo para a manifestação do amor ao Senhor Bom Jesus nos Santuários de Manhumirim e de  Matozinhos, Diocese de Sete Lagoas.

MANHUMIRIM

Na edição de agosto da Revista O Lutador, o Padre Marcos Antônio Alencar Duarte, do Paróquia do Senhor Bom Jesus, destacou que o Jubileu em Manhumirim é uma festa que expressa bem a religiosidade popular do nosso povo. “Desde as suas origens foi um tempo de evangelização, de profunda espiritualidade que alimentou e ainda alimenta a vida de tantas pessoas. São oito dias em que parece que o céu se estabeleceu nas montanhas do Bom Jesus do Pirapitinga, o ritmo da cidade muda, tudo respira a espiritualidade do Jubileu. São sete celebrações eucarísticas diárias, confissões durante o dia todo, romeiros que chegam de perto ou de longe, gente que entra no santuário de joelhos no chão, agradecendo a Deus por seus pedidos serem atendidos, muitos que ficam emocionados nas celebrações, tocam a imagem do Bom Jesus com toda veneração, deixam seus ex-votos e voltam para suas casas animadas com a certeza de que serão abençoados pelo Bom Jesus”.

O sacerdote explica também que, quando o Padre Júlio Maria De Lombaerde chegou a Manhumirim, o Jubileu do Bom Jesus já acontecia há onze anos. “Às vezes o confundimos como o fundador desta festa, uma vez que as grandes construções desta cidade foram edificadas por este santo homem. Ele certamente já conhecia o sentido desta festa religiosa e cuidou em prepara-la bem a cada ano, pois sabia ser um tempo forte de evangelização, de alta experiência com Deus e de cultivo da fé.

A história do Jubileu do Bom Jesus de Manhumirim tem tudo a ver com a presença carismática do seu líder espiritual, o servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

Ào longo destes anos, o Jubileu do Bom Jesus em Manhumirim é, sem dúvida, a maior festa religiosa católica da nossa região, graças a tantos sacerdotes, leigos e leigos que preparam nossa festa com todo carinho para todos os devotos do Bom Jesus.

As celebrações e shows todas as noites estão sendo transmitidas pelo Facebook da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Manhumirim.

PROGRAMAÇÃO

10/09 – Segunda - Carismas, serviços e ministérios na Igreja

Missas 07h, 09h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h30min

Peregrinação Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Alto Jequitibá

Pe. João Batista Ferreira

Show com Pe. Juliano

11/09 – Terça - Igreja, comunidade missionária

Missas 07h, 09h, 11h, 13h, 15h*, 17h e 19h30min.

Durante a Missa das 15h haverá Unção dos Enfermos

Peregrinação: Paroquia São Lourenço - Manhuaçu

Pe Carlos Roberto Altoé

Show com Leandro Reis

12/09 – Quarta - Formação para o laicato

Missas 07h, 09h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h30min.

Peregrinação. Paróquia Nossa Senhora Mães dos Homens – Martins Soares

Pe. Paulo Alexandre Goncalves

Show Banda Impulso

13/09 – Quinta – A ação transformadora dos leigos e leigas nos areópagos modernos

Missas 07h, 09h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h30min.      

Peregrinação Paróquia Sao Simão - Simonésia

Pe. Patricio Geraldo Fialho

Show com Pe. Luiz Paulo e Banda

14/09 - Sexta - A cruz de Jesus Cristo fonte para uma espiritualidade encarnada para os cristãos leigos e leigas

Jubileu do Bom Jesus e 90 anos da Paróquia  

Missas 07h, 09h, 11h, 13h

15h - Missa com Benção das Gestantes

Pastoral da Criança

18h - Missa Festiva e Procissão do Bom Jesus

Presença: Dom Emanuel Messias de Oliveira

Peregrinação: Paróquia Bom Jesus de Manhumirim e Romeiros

Show com Álvaro e Daniel

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó - Com informações do Tribuna do Leste e da Revista O Lutador - Fotos Andressa Aguiar Fotografias

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.