Portal Caparaó - Banda de Música do 11º Batalhão da Polícia Militar é homenageada
Geral

Banda de Música do 11º Batalhão da Polícia Militar é homenageada

10/09/2018 - Atualizado em 11/09/2018 12h36

ALTO JEQUITIBÁ (MG) - Abrilhantando ainda mais as festividades do 07 de Setembro em toda a região, a Banda de Música do 11° BPM participou na manhã de sábado, 08/09, da abertura do Desfile Cívico da 110ª Edição da Semana da Pátria de Alto Jequitibá.

Com 52 anos de fundação, a Banda de Música do 11º Batalhão completou 50 anos de participação consecutivas no desfile da Semana da Pátria, naquele município. “A Semana da Pátria, de Alto Jequitibá é uma das mais tradicionais festas da região e temos por objetivo manter vivo e resgatar o civismo dentro de cada um de nós e a presença da Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar vem a cada ano nos fortalecer encantando-nos com suas apresentações”, disse Cícero Werner, morador de Alto Jequitibá e um dos organizadores da festa.

Após participação no desfile, a agremiação Musical, foi homenageada pelas Instituições que realizam o evento, como forma de reconhecimento da importância da Banda de Musica da Polícia Militar para a Comunidade. “Com a evolução da política de segurança pública, as bandas de música acompanharam esta evolução e possui, atualmente, um papel muito importante na prestação de serviço na segurança pública. Com o modelo de Polícia Comunitária e o serviço policial voltado para as diretrizes dos Direitos Humanos, as Bandas tornaram-se uma excelente ferramenta de aproximação da Polícia Militar com a sociedade. Atualmente, as bandas não apresentam apenas em eventos estritamente militares, mas em eventos escolares, encontro de bandas, solenidades de formaturas, apresentações em asilos, casamentos de militares, solenidades religiosas e em outros diversos tipos de eventos solicitados pela comunidade’, explica o Capitão Adilson Junior, Regente da Banda Música do 11º BPMMG.

A Polícia Militar conta, atualmente, com 19 (dezenove) bandas localizadas em pontos estratégicos no Estado de Minas Gerais para que todos os municípios mineiros possam contar com o serviço musical oferecido pela polícia militar.

Desde a sua fundação, a Banda de Música, além de cumprir a sua função acadêmica, apresenta-se em solenidades cívicas e comemorativas das grandes datas nacionais, realiza concertos, apresentações em encontros culturais denominados Encontros de Bandas de Música em todo o Estado de Minas gerais, participa de eventos em escolas, formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e festas religiosas divulgando sempre de forma brilhante a nossa cultura musical colaborando ativamente para a integração entre comunidade e a corporação Policial Militar. Realiza também Projetos como o “Artistas da Paz” no aglomerado do Morro das Pedras em integração com aquela comunidade ensinando música a crianças e adolescentes daquela área. A Banda tem se revelado como a Menina dos olhos dos mineiros levando, assim, arte e cultura aos diversos níveis sociais agradando ouvintes de todas as idades.

Atualmente, a Banda de Música da PMMG em Manhuaçu está sob a Regência do Capitão PM Adilson Junior e comemora neste ano de 2018, 52 anos de fundação no 11º Batalhão.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.