Portal Caparaó - Mulheres de Luisburgo veem versatilidade do bambu
Agronégocios

Mulheres de Luisburgo veem versatilidade do bambu

11/09/2018 - Atualizado em 12/09/2018 10h35

LUISBURGO (MG) - O bambu é um material que, trabalhado artesanalmente, pode se transformar em peças utilitárias e decorativas. E foi isso que um grupo de mulheres de Luisburgo aprendeu no curso de Artesanato com Fibras Naturais Rígidas, oferecido pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu.

O curso ocorreu com o apoio do CRAS no salão da comunidade do Córrego Fortaleza, ao longo da última semana. Entre os temas abordados, estão a colheita da matéria-prima, o tratamento do bambu, o preparo (corte, medidas, polimento), montagem e acabamento. Foram produzidos cachepôs, porta-lápis e, como a região é voltada para a cafeicultura, as participantes também fizeram xícaras de bambu, em referência à bebida.

Mais do que ensinar a criação das peças, a instrutora Bárbara Izabel Pereira Marques também trabalhou a valorização da atividade e o resgate cultural na comunidade. “O artesanato tem grande potencial, independentemente da região de Minas, mas é interessante sempre agregar algo ao produto que mostre a alma do local”, destacou.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.