Portal Caparaó - Atletas da corrida de rua são festejadas pelas suas conquistas
Esportes

Atletas da corrida de rua são festejadas pelas suas conquistas

15/09/2018 - Atualizado em 16/09/2018 18h00

MANHUAÇU (MG) - Duas atletas da corrida de rua tiveram uma semana especial. Depois de conquistarem feitos importantes na modalidade que praticam, viram seus resultados repercutirem na imprensa regional.

Aline Cecília, corredora de Reduto, conseguiu o primeiro lugar geral da prova feminina do Circuito das Palmeiras em Caratinga. Claudiane Coelho, atleta de Manhuaçu, foi 19ª geral, 3ª da sua categoria, participando das Dez Milhas da Garoto, prova internacional.

As duas campeãs têm muita coisa em comum. São mães duas vezes, tiveram suas vidas mudadas pelo esporte e conciliam a rotina de casa e trabalho com os treinamentos. Olhando o passado de cada uma no esporte é possível ver que foram além do objetivo de levar uma vida saudável. Encontraram na corrida um estilo de vida.

Aline Cecília

Natural de Reduto, casada, mãe de um casal, secretário em um escritório de advocacia, vendedora e dona de casa. Diante dessa rotina puxada, Aline ainda encontra tempo para treinar todos os dias. Ela começou a participar de provas na tradicional Corrida de São Lourenço de 2015.

Aos 38 anos Aline está no seu melhor nível de competição e é figura carimbada nos pódios da região. Seu jeito bem peculiar de correr, com passadas bem curtas, chama a atenção por onde compete e arranca incentivo de quem está assistindo.

O seu feito mais recente é a superação de todas as atletas, de todas as categorias, na belíssima corrida noturna de Caratinga, ocorrida no sábado, 31 de agosto. “Foi uma experiência incrível. Minha felicidade em participar de mais uma edição do Circuito da Palmeiras e ainda vencer não tem explicação. Isso serve de motivação para os treinamentos e para as próximas provas” – comemorou Aline Cecília

Aline Cecília tem também vários pódios em provas menores, como Corrida das Montanhas de Luisburgo, Corrida Rústica de São João do Manhuaçu, entre outras. Ela representa a cidade de Reduto nas provas e tem o devido reconhecimento do município. A atleta é patrocinada pela Prefeitura Municipal e por onde vai estampa empolgada o escudo do seu município de origem e coração.

Claudiane Coelho

O fenômeno da corrida regional é casada, mãe de duas filhas, secretário em um consultório odontológico e também dona de casa. Dá conta de tudo e ainda treina bastante. Correu pela primeira vez na Corrida de São Lourenço de 2013, levada pelo Marido Sidney de Sales, que teve sua primeira experiência no ano anterior.

Aos 36 anos Claudiane é considerada a papa títulos da região e sempre consegue tempos incríveis. Nas Dez Milhas da Garoto, prova tradicionalmente organizada pela fábrica de chocolates, não este no pelotão de elite na largada, mas superou muitas atletas do pelotão principal.

A prova teve participação de atletas de ponta de vários países, entre elas as Quenianas, temidas nas corridas de rua. Fez o percurso que iniciou na Praia de Camburí na capital Vitoria, passando pela íngreme Terceira Ponte, chegando na sede da multinacional em Vila Velha. Total de 16,2 km.

Claudiane já participou de maratonas importantes, como as badaladas São Silvestre e a Maratona do Rio de Janeiro. Sua próxima prova de grande proporção é a Corrida do Cruzeiro, agendada para o dia 11 de novembro. “Sou cruzeirense e estou muito animada para participar dessa prova. Principalmente contemplando as belezas da região da Pampulha em Belo Horizonte. Antes disso vou participar de provas menores e mais próximas, afim de chegar em novembro preparada para conseguir um bom resultado” – projetou a atleta.

Não resta a menor dúvida que Claudiane Coelho ainda tem muito a conquistas. Mesmo convivendo com uma lesão crônica em um músculo da coxa, ela se supera a cada dia e por não é demais chama-la de fenômeno regional da corrida de rua feminina. Prova disso são as inúmeras vezes que subiu ao ponto mais alto do pódio. Veja as principais conquistas da atleta:

O segundo semestre de 2018 começou bem para Claudiane Coelho. Até a chegada do próximo ano ainda tem muitas provas para disputar. Com a expectativa em cima da atleta Manhuaçuense, certamente vem muito mais conquistas por aí.

Saúde e paixão

Claudiane competiu na Garoto na companhia do marido Sidney de Sales, do atleta Daniel Langames e do presidente da AMACORR, Sérgio Renato Pereira.

Maioria dos atletas que hoje compete em alto nível, iniciaram sua trajetória pensando primeiro na qualidade de vida. Eles pegaram gosto e se descobriram competidores com a disciplina que a corrida também exige. Chegar ao pódio não é objetivo de todos que fazem da corrida uma opção de prática esportiva, mas o número de adeptos é bem grande em Manhuaçu.

Tanto que existe a AMACORR- Associação dos Corredores de Rua de Manhuaçu e a Manhuaçu Running, que já contam com vários associados. Os atletas encontram nessas entidades um suporte para seguir praticando o esporte que tanto amam. Seja em busca de grandes resultados ou mais qualidade de vida, a corrida de rua já é um dos esportes mais praticados da região.

Klayrton de Souza / Tribuna do Leste

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.