Portal Caparaó - Encontro do Caputirense Ausente é marcado por homenagens
Geral

Encontro do Caputirense Ausente é marcado por homenagens

21/09/2018 - Atualizado em 22/09/2018 11h15

CAPUTIRA (MG) - A Prefeitura de Caputira e o Departamento de Cultura e Turismo realizaram na Praça Padre Joaquim de Castro, o Segundo Encontro do Caputirense Ausente, que aconteceria no dia 25/08. 

A intenção do evento foi receber os caputirenses que moram em outras cidades, além dos habitantes locais e visitantes, criando um clima de confraternização e amizade. 

Houve comida de boteco, artesanato e a apresentação da Banda de Pop rock Toca do Groove, abrindo os trabalhos da festa. Em seguida aconteceu a solenidade de lançamento do Selo Postal pelos Correios em homenagem aos 56 anos de emancipação político-administrativa de Caputira. 

A cerimônia foi conduzida pelo Prefeito Celso Gonçalves, Vice-prefeito José João, Diretor da E.E. “Pe. Alfredo Kobal” Deneval Olive Dutra e a Secretária Municipal de Educação Vera Lúcia Vieira de Araújo.

O ato de carimbar o selo comemorativo foi realizado pelos servidores dos Correios, o atendente comercial e gerente da agência de Caputira, Maurício Geraldo Santiago Rocha, e o coordenador de atendimento e vendas do leste de Minas, Bruno Curtiss dos Santos. 

A obliteração consiste no carimbo que o selo recebe, fazendo com que ele perca seu valor comercial e que ele se torne, para o homenageado, uma lembrança duradoura do evento.

Os homenageados foram: Dr. Fábio Araújo de Sá, Gotardo Dornelas de Paula, Dona Noêmi da Silva Dutra, Sr. José Geraldo da Silva, conhecido como Sr. Baiano e Dona Vera Cruz Maria de Souza.

Maria José Campêlo Pessoa, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, discorreu brevemente sobre cada um dos homenageados, justificando os motivos pelos quais foram escolhidos por unanimidade. 

O prefeito Celso Gonçalves e o Diretor de Cultura e Turismo Flávio Araújo também receberam exemplares do selo postal.

A arte do selo foi gentilmente confeccionada em aquarela sobre papel por Luiz Henrique Carvalho e Dutra, filho de Gustavo Henrique Dutra e Ana Paula de Carvalho Dutra, neto da Dona Noêmi Dutra, uma das homenageadas. 

Os selos estão disponíveis na agência dos Correios de Caputira, possuem valor comercial para a postagem de correspondências, mas também podem ser adquiridos como peça de coleção e eternizar a recordação desta data tão importante para os Caputirenses. 

A Banda Comodor’s encerrou a festa com todos os estilos musicais, principalmente com hits dos anos 60, 70, 80 e 90. Durante os dias 07, 08 e 09/09/18, foi reaberta na Câmara Municipal a exposição de fotos Meu Lugar em Caputira, organizada pelos Conselhos Municipais do Patrimônio Cultural e do Turismo. O homenageado foi o fotógrafo Sebastião Rodrigues Portes, o saudoso “Bastião Retratista”. 

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.