Portal Caparaó - Encontro do Currículo de Minas Gerais é realizado em Manhuaçu
Geral

Encontro do Currículo de Minas Gerais é realizado em Manhuaçu

25/09/2018

MANHUAÇU (MG) - Em total sintonia com os avanços da Educação no país, a Secretaria Municipal de Educação realizou o Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais. Promovido na Escola Municipal São Vicente de Paulo, o evento contou com a participação de representantes das redes pública (municipal e estadual) e particular de ensino. A Prefeitura de Manhuaçu concedeu total apoio, oferecendo também almoço e lanche para os participantes.

O encontro promoveu um espaço de diálogo a respeito da Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais, em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O documento é válido para todas as escolas mineiras e busca respeitar a diversidade regional, histórica, social e política de Minas Gerais.

O currículo é norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos Planos Pedagógicos de suas escolas.

A versão preliminar, apresentada no encontro, foi elaborada com o envolvimento de mais de 3.100 escolas e 120 mil profissionais de todo o Estado. As contribuições destes educadores foram analisadas por comissão paritária, composta por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais).

Presentes à Mesa Diretora, a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Vereador Professor Giovanni Mageste Hott; Presidente do Conselho Municipal de Educação, Celeste Maria Fraga de Oliveira; Presidente do Conselho do FUNDEB, Marloane Sales Vieira; Diretora  de Educação, Dilma Resende Lima; representante da SRE, Josiane Nogueira da Gama; rep. da rede particular de ensino, Cristiane Aparecida Cardoso Matos (Colégio Anglo), e a Palestrante Sidnelly Almeida. 

Como inspiração para os trabalhos do dia, foi ministrada palestra por Sidnelly Almeida, psicóloga com especialização em Gestão Pública de Gênero e Raça, com experiência profissional na Secretaria de Estado de Segurança Pública, APAE e escolas públicas. Ao terminar sua explanação, Sidnelly foi homenageada com placa, entregue pela Diretora de Educação, Dilma Resende.

Após a palestra, os participantes foram encaminhados para doze grupos distintos de discussão: Educação Infantil, Língua Portuguesa (anos iniciais), Língua Portuguesa (anos finais), Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática (anos iniciais), Matemática (anos finais), Geografia, História, Ciências e Ensino Religioso.

As propostas elaboradas no encontro contribuirão para a versão final do Currículo de Minas Gerais, uma etapa importante para a consolidação da BNCC para as escolas públicas e privadas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.