Portal Caparaó - Prefeitura inaugura atendimento odontológico em mais uma ESF em Manhuaçu
Geral

Prefeitura inaugura atendimento odontológico em mais uma ESF em Manhuaçu

28/09/2018 - Atualizado em 01/10/2018 11h51

MANHUAÇU (MG) - Mais uma unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) passa a disponibilizar atendimento odontológico em Manhuaçu. Agora os beneficiados foram os moradores do Bairro Santo Antônio e bairros vizinhos, com a inauguração do Serviço de Saúde Bucal na ESF local, na manhã desta quinta-feira, 27/09, pela Prefeita Cici Magalhães, juntamente com a Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama, vereadores, profissionais do setor e população.

Esta semana, foram duas inaugurações de atendimento odontológico em unidades de saúde, com a primeira ocorrendo na manhã de terça-feira, 25/09, no ESF Matinha. No bairro Santo Antônio, a implantação deste importante serviço atende também a reivindicação antiga.

A placa inaugural foi descerrada pela Prefeita, juntamente com a Secretária de Saúde; representante da GRS Manhumirim, Dra. Silvana Werner; Vereadores Paulo César Altino e Rodrigo Júlio; Coordenador de Saúde Bucal, Dr. Lucas Dornelas; Dentista Dra. Giedre Ferreira; Médica Dra. Ariana Baldanza, e Enfermeira Pauene Altino Amorim, juntamente com os profissionais que atua na unidade, além de moradores.

Também presentes à solenidade, Carmem Schwenk (Conselho M. de Saúde); Coordenadores Marizy Vasconcelos (Atenção à Saúde Básica), Renato Miranda (Transportes), Quilberson Costa (Compras) e Eduardo Satil (Imprensa), e os demais componentes da ESF: Maria Aparecida Cerqueira (Aux. de Enfermagem), João Paulo (Aux. Administrativo), agentes: Juliana Cassiano, Tamara Cristina, Walker Estevão, Deviane Alcântara, Laura Diniz, Maria Aparecida Moreira, Daniella Arruda Mendes, Elen Raquel, Sheila Celestino, Késia Barros e Alda Chaves, além da Auxiliar de Serviços Gerais, Gislaine Cláudia de Oliveira.

Dra. Silvana Werner conduziu o momento de oração.

A Secretária de Saúde, Karina Gama, destacou que ‘o objetivo da administração é garantir a cobertura de saúde bucal para todas as famílias vinculadas a estratégia saúde da família. Por isto estamos gradativamente implantando as novas equipes de saúde bucal. Buscamos ultrapassar 80% de cobertura no município neste atendimento. É um compromisso firmado pela nossa prefeita em seu plano de governo e agora está sendo cumprido’.

Vereador Paulo Altino se emocionou ao relatar a importância da disponibilidade deste serviço às inúmeras famílias que ali são atendidas. ‘É com muita satisfação que presenciamos a realização desta conquista para os usuários do ESF. Agradecemos à prefeita e toda a equipe administrativa pela implantação deste serviço, um sonho antigo de todos que dependem desta unidade’, afirmou.

Vereador Rodrigo Júlio também se pronunciou, relatando o apoio da Câmara Municipal e sua atenção com os projetos relacionados à Saúde.

Diversas obras estão sendo realizada pela Prefeitura atualmente, buscando melhorar a qualidade de vida da população, especialmente na área da Saúde.

‘Estamos com cinco UBS em construção na cidade e nos distritos. Hoje entregamos mais uma estrutura para atendimento odontológico à população, como ocorreu no início da semana no ESF Matinha. A saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes. É investimento em prevenção em saúde e na melhoria da autoestima das pessoas. É com felicidade que registramos também nosso empenho para ajudar a diretoria do Hospital César Leite a conseguir recursos para a continuidade das obras do novo anexo. São realizações importantes para a Saúde que, em breve, melhorarão a qualidade e a eficiência no atendimento à população’, relatou a Prefeita Cici Magalhães.

As Equipes de Saúde Bucal (ESB) desenvolvem ações de recuperação; prevenção e controle de câncer bucal; incremento da resolução da urgência; inclusão de procedimentos mais complexos na Atenção Básica, e Inclusão da reabilitação protética na Atenção Básica, entre outros trabalhos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.