Portal Caparaó - Alto Caparaó, Dom Silvério e Tombos recebem curso de Prevenção de Acidentes
Agronégocios

Alto Caparaó, Dom Silvério e Tombos recebem curso de Prevenção de Acidentes

10/10/2018 - Atualizado em 10/10/2018 19h22

REDAÇÃO - Produtores rurais e condutores de turismo participaram do curso de Prevenção de Acidentes em Alto Caparaó, Dom Silvério e Tombos, promovido pelo Senar Minas. Entre os temas abordados, estão fatores de risco, medidas preventivas no ambiente de trabalho, doméstico e da comunidade, atitudes adequadas de acordo com a situação, técnicas de primeiros socorros e preservação da saúde e segurança.

Alto Caparaó recebeu o curso pela segunda vez. Desta vez foi voltado para 11 condutores de turismo do Parque Nacional do Caparaó. Segundo o mobilizador dos cursos do Senar Minas junto ao Sindicato de Produtores Rurais de Alto Jequitibá, Jorge Rodrigo de Faria, o objetivo é melhorar o turismo ecológico e rural da região com condutores mais preparados.

 “Havia a necessidade de capacitar os condutores para realizar o trabalho deles com mais segurança. Muitos já tinham feito curso de socorrista com o Corpo de Bombeiros, mas enfatizaram que precisam trabalhar com prevenção e também compreender como funciona, na teoria e prática, as manobras para salvar uma pessoa que sofreu algum tipo de acidente”, explicou.

Já em Tombos, o curso foi ministrado para uma turma de dez alunos em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Antônio Prado de Minas e Prefeitura. “Outros cursos já aconteceram no município na área de Saúde e vêm contribuindo muito para que não aconteçam acidentes. O treinamento atendeu à demanda que o município tinha de levar essas informações para o dia a dia dos participantes e, assim, prezar pela saúde de todos”, destacou o mobilizador Sebastião Oliveira Cortat.

Em Dom Silvério, participaram 12 produtores rurais e familiares. “A ideia veio depois que fizemos um curso desse com os cortadores de cana. A partir disso observei o quanto esse curso também seria importante para os produtores e seus familiares”, disse o mobilizador Marco Aurélio Alves.

O treinamento foi ministrado pelos instrutores Alice Almeida Souza, Karina Rosa Oliveira e Hélio de Melo Freitas Júnior, em Dom Silvério, Alto Jequitibá e Antônio Prado de Minas, respectivamente.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.