Portal Caparaó - Labominas adquire credenciamento para análise de nematoides em mudas
Agronégocios

Labominas adquire credenciamento para análise de nematoides em mudas

22/10/2018 - Atualizado em 23/10/2018 11h37

MANHUAÇU (MG) - O Labominas, laboratório especializado em análise de solo e folhas, se destaca mais uma vez e agora é um dos sete laboratórios em todo o país a conquistar credenciamento junto ao RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas), para análise fitossanitária nematológica para detecção do Meloidogyne spp, em mudas de viveiro de café.

Situado em Manhuaçu, na Praça José Adolfo Vieira Assad (praça da rodoviária), 41-B, o Labominas é conhecido e premiado nacionalmente pela excelência na qualidade dos serviços oferecidos ao setor. Com este novo registro adquirido, a empresa demonstra mais uma vez sua atenção e compromisso com o desenvolvimento da cafeicultura na região.

O RENASEM é o serviço pelo qual o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) concede a inscrição e o credenciamento aos agentes do Sistema Nacional de Sementes e Mudas.

A partir de agora, o Labominas é um dos sete laboratórios em todo o Brasil a possuir este registro para a análise de mudas, entre eles laboratórios particulares e federais. Isto mostra quão difícil é conquistar o credenciamento. Somente esses laboratórios podem emitir este laudo fitossanitário, que é fiscalizado pelo MAPA, passa por auditorias e deve estar de acordo com a ISO 17025/2005.

Esta análise é realizada para atender os viveiros de mudas de café, pois os mesmos não podem vender mudas que estejam contaminadas pelo nematoide Meloidogyne spp. Se os mesmos estiverem em circulação, este nematoide pode se propagar, contaminando novas áreas e causar danos à cultura cafeeira. Portanto, todo viveiro de café deve fazer análise fitossanitária no laboratório para comercialização de suas mudas.

Os nematoides são pequenos vermes que atacam principalmente as raízes das plantas. No cafeeiro, as espécies mais frequentes são: Meloidogyne incógnita, M. exigua, M. paranaensis, M. coffeicola, M. hapla, M. arabicidae e M. arenaria, Pralylenchus brachiurus e P. coffea, entre outros.

Além das análises em mudas para viveiro de café, o produtor pode fazer análise nematológica em solo e raízes de lavouras em produção e em formação, para verificação da presença e/ou quantificação dos fitonematoides - em especial o gênero Meloidogyne spp, que ataca o café.

Algumas espécies atacam silenciosamente, uma vez que parasitam e não matam a planta. Por isso, muitas vezes o produtor nem percebe que o nematoide está afetando a produção de sua lavoura. A cada ano, esses problemas vêm aumentando em função dos fitonematoides, ocasionando grandes perdas e prejuízos ao produtor rural. Esses microrganismos parasitam a raiz da planta, provocando interferências nos processos fisiológicos, como a absorção e translocação de nutrientes. Isto ocorre devido a modificação, paralização ou até destruição de tecidos da raiz.

A identificação e quantificação correta dos fitonematoides torna-se fator primordial no manejo e controle. Atualmente, existem produtos eficientes no mercado para o controle da população de fitonematoide. Antigamente, também havia a disponibilidade de produtos, porém, eram altamente tóxicos e não podiam ser vendidos em algumas regiões, como nas Matas de Minas, por exemplo.

Hoje, empresas investem cada vez mais na área para o desenvolvimento de produtos que atendam de maneira eficaz o controle dos fitonematoides, aumentando substancialmente a produtividade nas lavouras em que ocorre a presença dos mesmos.

Contatos com o Labominas podem ser feitos pelo telefone 33 3331 5624  e pelo site www.labominas.com.br.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.