Portal Caparaó - Conselheiros e profissionais têm capacitação sobre alimentação escolar
Geral

Conselheiros e profissionais têm capacitação sobre alimentação escolar

29/10/2018 - Atualizado em 30/10/2018 10h55

MANHUAÇU (MG) - Em trabalho de assessoria com orientações e instruções, além de capacitação, durante uma semana inteira em Manhuaçu, especialistas do CECANE da UFV (Universidade Federal de Viçosa) oportunizaram importante atualização de conhecimentos para profissionais e membros do Conselho de Alimentação Escolar, sobre o manejo dos alimentos nos educandários em todas as etapas. Também as cozinhas, refeitórios e dispensas das escolas foram visitadas, com vistoria e avaliação que auxiliaram na elaboração de um novo plano de ação para dinamizar ainda mais a logística da alimentação escolar no município.

Em 2017, logo no primeiro ano da Administração, a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães recebeu prêmio nacional do FNDE, em Brasília (DF), na categoria ‘boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar’.  Este ano, a dedicação continua, com o propósito de levar alimentação de qualidade à mesa dos educandos.

O curso do CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar) foi ministrado com total apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu, no auditório da EM São Vicente de Paulo. No último dia da programação, foi realizado encontro com representantes da EMATER e do setor de Educação das cidades vizinhas.

O CECANE é unidade de referência e apoio para desenvolver ações e projetos de interesse e necessidade do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

De acordo com a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário, o CECANE atua na formação de nutricionistas, manipuladores de alimentos, conselheiros de alimentação escolar (CAE) e outros atores sociais, além de outras atividades. ‘Em Manhuaçu, a equipe também analisou os processos licitatórios de compra de alimentação escolar, os processos de armazenamento, transporte, distribuição e de preparação do alimento servido aos alunos, além das condições de higiene dos ambientes. Nós obtivemos boa avaliação, e, em positiva troca de experiências, elaboramos em conjunto um novo plano de ação, para melhorar ainda mais toda esta logística’, destacou.

Também foi organizado pela Secretaria de Educação, o encontro da nutricionista e diretores de escolas municipais para implementar o plano de ação recentemente elaborado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.