Portal Caparaó - Cemitérios de Manhuaçu recebem centenas de pessoas no Dia de Finados
Geral

Cemitérios de Manhuaçu recebem centenas de pessoas no Dia de Finados

03/11/2018 - Atualizado em 04/11/2018 11h46

MANHUAÇU (MG) - Centenas de pessoas visitaram os cemitérios de Manhuaçu nesta sexta-feira, 02. O movimento começou cedo e, por todo o dia, ocorreram missas, celebrações e homenagens aos mortos.

A data tradicionalmente é reservada para momentos de reflexão, um ritual de algumas religiões, onde os fiéis se deslocam aos cemitérios e igrejas para memorar aqueles que já se foram.

Padre Sebastião Santana, da Paróquia do Bom Pastor, diz que o momento é especial. “Toda a celebração chama a atenção, embora seja momento de saudade e dor, para o que é fundamental em nossa fé: a ressurreição de Jesus e a nossa vida de ressuscitados com Cristo. Por tudo isso é uma celebração que tende a mexer conosco. Não é apenas recordar os falecidos trazendo vela ou flores, mas pensarmos em nossa vida de ressuscitados e saber que os nossos irmãos estão junto de Deus, e nós, somos convidados a participar da outra vida, da vida eterna, pois estamos de passagem. Então o fundamental para nós é aproveitarmos essa passagem para fazer bem aos outros”, finaliza.

Tanto no cemitério Campo das Flores como no municipal, foram depositadas velas e flores nos túmulos. Algumas pessoas não continham as lágrimas por causa da saudade que apertava e as lembranças alegres vinham à tona, outras se postavam em oração ou até mesmo em silêncio.

Finados

Celebrado em vários países do mundo o Dia de Finados é uma homenagem aos mortos. A tradição começou no século XI e foi criada pelo abade francês, Odilon.  Finados nasceu como uma data para voltar toda a atenção aos falecidos, era uma época para homenagear e rezar para aqueles que partiram com o objetivo de que eles alcançassem a salvação eterna de suas almas.

Na idade média a preocupação da população com o “além da vida” na terra era grande. Por esse motivo os mortos eram sepultados dentro das igrejas acreditando que assim eles estariam mais perto de Deus. Só no século XVIII os cemitérios foram criados.

No Brasil o Dia de Finados é celebrado no dia 02 de novembro, a data é feriado nacional e adquiriu um caráter mais solene com a realização de missas e orações nos cemitérios e também a entrega de flores nos túmulos.

Jailton Pereira - portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.