Portal Caparaó - Produtora de Manhuaçu vence 4º Torneio de Melhor Café Fair Trade
Agronégocios

Produtora de Manhuaçu vence 4º Torneio de Melhor Café Fair Trade

14/11/2018 - Atualizado em 15/11/2018 13h14

BELO HORIZONTE (MG) - A cafeicultora Ercilene de Oliveira, da Comunidade Palmeirinhas, em Manhuaçu, na Região das Matas de Minas, foi vencedora do 4º Torneio de Melhor Café Fair Trade do Brasil, na categoria arábica, realizado durante a SIC (Semana Internacional do Café), entre os últimos dias 07 e 09/11, em Belo Horizonte. É a segunda vez que Manhuaçu brilha no pódio deste concurso. Em 2017, Ercilei José – irmão de Ercilene – foi campeão da competição.

Cooperada da Coorpol (Cooperativa Regional, Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta), a produtora Ercilene recebeu os cumprimentos do Secretário Municipal de Agricultura, Flânio Alves da Silva, também presente ao evento na capital mineira. "Ficamos muito felizes em trazer esta premiação novamente para o município.Nesta nova gestão, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, tem realizado diversas ações para fortalecer a agricultura familiar, com parcerias inteligentes envolvendo instituições que atuam no setor como a EMATER, COORPOL, associações e conselhos comunitários, entre outras. Os frutos destes trabalhos estão sendo colhidos ao percebermos que os agricultores estão obtendo preços melhores nas sacas do café que produzem, além da melhora considerável da qualidade do grão produzido em nossa região. Estas vitórias consecutivas reafirmam a qualidade dos cafés da Região das Matas de Minas", destacou.

Em português, Fair Tradesignifica mercado justo. O certificado valoriza o café em até 70%, porque estabelece preço mínimo pelo qual o grão deve ser vendido. Trata-se de um meio encontrado para inserir as cooperativas de pequenos produtores no mercado internacional, desenvolvendo as comunidades rurais. Somente agricultores familiares podem obter o certificado. Eles devem cumprir exigências que vão desde regras sobre o uso de pesticidas até a obrigação de os filhos estarem matriculados na escola.

Os vencedores deste ano foram: Café Arábica: 1º lugar - Ercilene de Oliveira (COORPOL), 2º - Ricardo José Rezende e 3º -Nelber de Paiva (ambos da COOCAMINAS); Café Arábica Cereja Descascado: 1º Luis Carlos Josepetti e 2ª Antonieta Bassetto (ambos da COOPERPRATA), e na categoria Café Conilon: 1º lugar Luiz Cláudio de Souza e 2º Antônio César Denartini Landi (ambos da CAFESUL).

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.