Portal Caparaó - Emater comemora 60 anos com evento em Manhuaçu
Economia

Emater comemora 60 anos com evento em Manhuaçu

03/12/2008 - Atualizado em 04/12/2008 15h21

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) completa 60 anos neste dia 6 de dezembro de 2008. A empresa foi pioneira no Brasil nas atividades de atendimento à agricultura familiar e é hoje exemplo de eficiência na gestão pública, servindo de modelo para diversas instituições do setor no país. Em Manhuaçu, a comemoração será nesta quinta-feira, às 09:30, no Salão de Convenções do Manhuaçu Center Hotel.

A Emater é um dos principais instrumentos do Governo do Estado de Minas para a criação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável (atuando nas mais diversas áreas, como econômica, social, ambiental e cultural).

Anualmente, em Manhuaçu, a empresa atende em torno de 3.300 pessoas, entre agricultores familiares, demais agricultores, jovens rurais, organizações e público urbano. O trabalho da Emater e a disposição dos produtores agrega valor aos produtos da economia local.

MINAS SEM FOME

O Minas Sem Fome é um dos projetos estruturadores do Governo de Minas e foi criado para garantir a segurança alimentar e nutricional de pessoas das áreas rural e urbana em situação de vulnerabilidade social. As ações do programa reduzem a pobreza das comunidades, resgatam a cidadania dos beneficiados e criam oportunidades de emprego e de produção do próprio alimento.

Após análise e aprovação de projetos apresentados por prefeituras e conselhos de desenvolvimento rural para implementação de ações nas áreas de horticultura, criação de pequenos animais e agroindústria, a Emater distribui insumos e presta assistência técnica às famílias. Além disso, os extensionistas orientam sobre a melhoria dos hábitos nutricionais e diversificação da produção, visando à ampliação da renda familiar com a venda do excedente da produção.

Desde que foi criado, em 2004, o Minas Sem Fome vem beneficiando em média 300 mil famílias ao ano, com investimentos de R$ 52,4 milhões do Governo de Minas. São milhares de hortas, pomares, lavouras e criação de pequenos animais. Em 2007, o programa entrou em nova fase, com a implantação de agroindústrias artesanais e tanques de resfriamento de leite, além de abastecimento de água no semi-árido mineiro e capacitação de jovens rurais. Com essas ações, a Emater garante aos agricultores familiares condições de participar mais do mercado e fomentar o seu próprio desenvolvimento.

 MAIS DE DOIS MIL FUNCIONÁRIOS

A Emater tem hoje 2,2 mil empregados, sendo mais de 1,6 mil prestando atendimento direto aos produtores no campo, em 92% dos municípios mineiros.

Pioneira em seu setor no Brasil, a Emater de Minas Gerais consolidou posição de destaque no desenvolvimento da agropecuária do Estado e do país. Várias práticas que hoje são rotineiras para os produtores rurais foram difundidas pelos extensionistas, como o uso do milho híbrido, além da inseminação de bovinos e a técnica de confinamento do gado, que resultaram em expressivos ganhos de produtividade.

A empresa desenvolveu também, ao longo dessas seis décadas, importantes trabalhos na área de bem-estar social como orientações para o uso do filtro doméstico e de fossas secas e estímulo para a formação de hortas e pomares domésticos para melhoria da nutrição das famílias rurais.   Agência Minas / Emater Manhuaçu - 03/12/08 - 19:44 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.