Portal Caparaó - Emater 60 anos: homenagens e reconhecimento
Economia

Emater 60 anos: homenagens e reconhecimento

04/12/2008 - Atualizado em 06/12/2008 09h20

Ao completar 60 anos de existência, a Emater-MG promoveu uma grande comemoração em todo o estado. Em Manhuaçu, funcionários, parceiros e colaboradores assistiram a uma teleconferência e comemoraram o aniversário da empresa com homenagens e reconhecimento.

"Temos uma responsabilidade muito grande, pois o mercado exige produtos cada vez mais baratos e com segurança alimentar. A Emater-MG está se adaptando a esse momento e colocando Minas Gerais cada vez mais em destaque no cenário do agronegócio", afirmou o presidente da empresa, José Silva, durante a cerimônia realizada na sede da Emater em Belo Horizonte e transmitida para o Salão de Eventos do Manhuaçu Center Hotel e mais 33 unidades regionais.

A Emater-MG comemora 60 anos no sábado, dia 6 de dezembro. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater-MG tem cerca de 2,6 mil empregados, sendo mais de 1,6 mil prestando atendimento direto aos produtores no campo, em 92% dos municípios mineiros.

A empresa é um dos principais instrumentos do Governo do Estado para a criação e implementação de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. São 500 mil produtores rurais assistidos em 2008, sendo mais de 8,5 mil em assentamentos de reforma agrária. Dessa forma, a Emater-MG assegura condições para que as comunidades do campo alcancem o desenvolvimento, com sustentabilidade. Somente em Manhuaçu, o escritório atende um público de cerca de 3.500 pessoas anualmente.

O Minas Sem Fome, um dos Projetos Estruturadores do Governo do Estado, é uma das ferramentas para alcançar os objetivos da Emater. Através do trabalho da empresa na região, produtores dos municípios da coordenação em Manhuaçu tiveram hortas, pomares, lavouras e criação de pequenos animais.

As ações da Emater e a disposição dos produtores agregam valor aos produtos da economia regional.

RECONHECIMENTO

A cerimônia foi aberta com o reconhecimento aos colaboradores. O engenheiro agrônomo José Antonio do Nascimento recebeu a medalha profissional pelos 35 anos de dedicação à Emater e ao meio rural.

Em seguida, foram agraciados: Maria das Graças Souza Silva (30 anos) e com dez anos Anselmo Luiz Ramos, Célio Alexandre de Oliveira Barros, Cristina Ferreira de Oliveira e Valdeci Gomes Soares. O extensionista Ricardo Vitarelli Andrade foi eleito profissional destaque pelos colegas e também foi homenageado.

Além dos colaboradores diretos, a Emater ainda entregou certificados de reconhecimento aos 21 municípios parceiros. Também foram agraciados o produtor rural destaque – Vicente Gomes; o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santa Margarida; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São João do Manhuaçu; Jornal Tribuna do Leste; empresa destaque Café Brasil; jovem rural – Ercilei José de Oliveira; destaque em ação ambiental – Codema São João do Manhuaçu; Associação de Pequenos Produtores de São José do Mantimento e a comunidade de Palmeirinha – exemplo em gestão social no programa Minas sem Fome.

No encerramento da comemoração, o Gerente Regional Rômulo Matozinhos externou os agradecimentos aos parceiros e colaboradores. Ele lembrou os projetos e atividades desenvolvidas na regional que “buscam atender os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais para se obter qualidade de vida e sustentabilidade. Os nossos agradecimentos pela confiança depositada na Emater ao longo destes 60 anos”.

Carlos Henrique Cruz - 04/12/08 - 18:55 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.