Portal Caparaó - Seminário coloca o Meio Ambiente nas mãos das crianças
Agronégocios

Seminário coloca o Meio Ambiente nas mãos das crianças

10/12/2008 - Atualizado em 11/12/2008 16h56

A Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) comemora o sucesso do IV Seminário de Desenvolvimento Sustentável, promovido na quarta e quinta-feira em Manhuaçu. Focado em crianças de 7 a 14 anos, o encontro buscou a conscientização dos estudantes na articulação de reflexões e ações voltadas à preservação ambiental.

Participaram do seminário professores e estudantes, além de lideranças de organizações civis e não governamentais. Como o foco foram os jovens, o encontro teve como dinâmica palestras focadas na formação de um comportamento que respeite o meio ambiente e alie qualidade de vida e desenvolvimento. Entre os temas abordados, destacaram-se a discussão sobre a questão das águas, a conservação da mata atlântica e os programas focados na educação ambiental com crianças e adolescentes do IEF e do Instituto Terra.

O presidente da AMA, Eduardo Bazem, enfatizou a necessidade emergencial da mudança de comportamento de todos os cidadãos no trato com o meio ambiente. "Corremos o risco de chegar à completa exaustão dos recursos naturais o que levará a um aumento da degradação ambiental e social. Estamos investindo nas crianças para que o futuro seja diferente", afirmou.

Para Bazem, não existe gestão ambiental sem sensibilização social. “Para que os projetos efetivamente sejam traduzidos em ações, é preciso empenho e dedicação de toda a sociedade. E a melhor maneira de isso acontecer é desenvolvendo o ensino e a consciência ecológica desde cedo”, afirma.

O encontro discutiu a importância individual de mudanças de atitude e a necessidade de comprometimento dentro do tema principal “O futuro do planeta em nossas mãos”. O representante da Emater, Paulo Correia, foi um dos palestrantes convidados para o seminário. Para ele, é importante mudar o comportamento das pessoas. “Temos que trabalhar a cultura, o bem estar. Para crianças e jovens aprenderem a cuidar do planeta, devem primeiramente aprender a respeitarem a si próprios”, analisou ao falar da questão do uso da água.

Outro membro da AMA, Paulo Breder, explica que a grande busca é a conscientização e reforçou o posicionamento do palestrante. “Queremos passar isso para as crianças para que sejam multiplicadoras para os irmãos, pais, familiares e elas cresçam também com essa nova consciência. Ao longo do tempo, com trabalho, vamos conseguir esse intento. Precisamos mudar comportamentos”.

HOMENAGENS

Na abertura do seminário, o ambientalista Eduardo Bazem prestou homenagens ao escritor José Olinto Xavier da Gama pelo livro Manhuaçu – Rio e Município. Ele foi representado pelo irmão, vereador Toninho Gama. Também foi homenageado o jornalista Carlos Henrique Cruz (Rádio Manhuaçu / Portal Caparaó/ Tribuna do Leste) e o Capitão Francisco Salazar (militar da reserva da Polícia Militar de Meio Ambiente).   10/12/08 - 07:22 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.